BIBLIOTECA

Simulação da implantação de uma bacia de detenção para amortecimento do pico de vazões no bairro jardim primavera, localizado em rio Paranaíba, interior de Minas Gerais

Os resultados apresentados indicam que seria satisfatória a construção de uma bacia de detenção, pois essa teria grande efeito de amortecimento no pico de vazão, solucionando o problema frequente no bairro Jardim Primavera; mostrando dessa forma o quanto as técnicas compensatórias podem ser eficientes.

Metodologia de projeção de demandas de água no âmbito do plano diretor de abastecimento de água – complexidades e desafios da Região Metropolitana de São Paulo

O objetivo deste trabalho é apresentar as particularidades da metodologia de projeção das demandas de água da Área de Projeto em estudo na Atualização e Revisão do Plano Diretor de Abastecimento de Água da Região Metropolitana de São Paulo (PDAA RMSP) para o período de 2013 a 2045, mostrando os conceitos, parâmetros e critérios utilizados.

Aspectos de dimensionamento dos projetos de infraestrutura urbana em redes de água, esgoto e drenagem de águas pluviais

A infraestrutura urbana é um conjunto de obras necessárias para o melhoramento e desenvolvimento público que constituem o funcionamento das cidades, possibilitando o uso urbano do solo, isto é, o conjunto de redes básicas de condução e distribuição que abrangem o dimensionamento de redes de água, de esgoto, drenagem, cabos elétricos e telefônicos, iluminação pública, pavimentação de ruas e guias.

Metodologia de controle da macromedição 2 – Aprofundando o controle de vazões e pressões ao nível de distrito de medição e controle (DMC) com a aplicação da Cruz de Lambert para definir as ações corretivas por processos

O Objetivo deste trabalho é apresentar um plano de trabalho que junta o controle de vazões médias diárias com indicação de prioridades e ações corretivas planejadas e coordenadas de forma que cada uma a seu tempo venha interferir de forma positiva nos resultados referentes a Volume Distribuído.

Parâmetros operacionais e frequência de monitoramento adequados para o processo de tratamento de resíduos de serviços de saúde por autoclavação, baseados na literatura

O presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre os parâmetros operacionais mais adequados para execução da atividade de autoclavação de resíduos, bem como sobre a frequência de monitoramento estabelecida por instituições ambientais e/ou de saúde, em âmbito nacional e internacional.

Meio Ambiente, produtividade e fertilizantes, onde está a verdade?

Em tempos de fake news, é muito comum recebermos informações que não expressam a realidade dos fatos. A agricultura brasileira é muito afetada por essas informações fraudulentas, transformando a área agrícola e o produtor rural em vilões, na opinião de grande parte da população.

O que temos a aprender com a Alemanha? Novos desafios no emprego de tecnologias de escavação por métodos não destrutivos para a RMSP

Em visita recente à Alemanha, conhecemos uma empresa situada na pequena Cidade de Lennestadt, especializada na fabricação de máquinas e equipamentos para instalação de tubulações por meio de métodos não destrutivos e aprendemos que os novos processos de escavação causam o mínimo impacto durante a instalação de novas redes e ramais de água e esgoto.

Gestão de recursos hídricos no estado do Amazonas: o caso da bacia do Tarumã-Açu

Impactada por derramamentos de óleo de embarcações, despejo inadequado de resíduos, chorume, entre outros, fatos que motivaram os usuários a buscarem soluções e resultou na criação do primeiro Comitê de Bacia na Região Hidrográfica Amazônica. Esta pesquisa analisa as práticas de gestão e investiga a efetividade das ações desse Comitê.

Sistemas SCADA, automação e telemetria: importância e resultados na operação e na gestão do abastecimento em áreas com grande concentração populacional

A premissa do trabalho foi garantir a resiliência do negócio da Sabesp, focando o abastecimento da população da RMSP – mais de 21 milhões de pessoas, num ambiente de TI/Automação ágil e moderno, capaz de suportar a Operação e otimizar a Gestão da infraestrutura, agilizar as tomadas de decisões, diminuir custos de energia elétrica e manutenção.

Lagoas de estabilização

As lagoas de estabilização são sistemas de tratamento biológico em que a estabilização da matéria orgânica é realizada pela oxidação bacteriológica (oxidação aeróbia ou fermentação anaeróbia) e/ou redução fotossintética das algas.

Redução de perdas no sistema de distribuição de água através de meta de performance – estudo de caso setor Vila do Encontro – MS-UGR Santo Amaro

A redução de perdas no sistema de distribuição de água, apesar de ser um desafio historicamente conhecido, ainda se mostra como um tema atual e de constantes evoluções. Neste sentido, os contratos de performance como metodologia para redução de perdas vêm sendo cada vez mais aplicados pelas operadoras de saneamento no Brasil.

Flotação por ar dissolvido: aumentando a eficiência na remoção de algas

Entender a natureza das causas, efeitos bem como as estratégias de remediação da proliferação de algas nocivas (harmful algal bloom – HABs) é fundamental para a escolha das tecnologias de tratamento de água mais adequadas em prol do aumento a resiliência contra essa ameaça emergente à qualidade da água.

IPR – Índice de perdas recuperáveis – novo indicador que permite identificar o retorno real dos esforços de redução de perdas e indica o nível ótimo de perdas do ponto de vista econômico/financeiro

O IPR é a proposição de um novo índice de gestão de perdas de água em sistemas de abastecimento, que permite explicitar a capacidade de se reduzir as mesmas por esforços próprios (independente de agentes externos) e desde que seja economicamente viável. O índice é anualizado (média dos últimos 12 meses), com cálculo mensal.