Transformando Desafios em Soluções Sustentáveis: O Caso da Gestão de Efluentes Industriais em Sorocaba-SP
A produção de cerveja é um processo que exige muita água, com uma proporção média de água para cerveja de 4 para 1.
Os efluentes de uma indústria, ou mesmo os domésticos, são complexos, contendo uma série de contaminantes e poluentes
Reuso de efluentes domésticos tratados podem ser considerados como fontes alternativas de água para a produção industrial em zonas de estresse hídrico
O tratamento de águas residuárias urbanas pode desempenhar um papel fundamental na mudança da Europa para um futuro da economia circular.
Este estudo teve como objetivo avaliar a aplicação da ultrafiltração (UF) e osmose reversa (OR) no tratamento dos efluentes petroquímicos para produção de água de reúso industrial reduzindo impactos ambientais com a disposição de efluentes no solo.
O objetivo da pesquisa é avaliar o comportamento de gotejadores autocompensantes aplicando Efluente de Esgoto Doméstico (EED) tratado em filtros anaeróbios.
Com o presente trabalho, foi observado que na Cervejaria do Brasil, o consumo de água é relacionado com a produção líquida de cerveja.
O trabalho avaliou qualitativa e quantitativa as águas cinzas geradas nos lavatórios das instalações sanitárias do prédio 20 do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), com a intenção de elaborar um sistema de reúso.
O trabalho analisa viabilidade econômica de sistema de tratamento de água cinza para reuso na agricultura, em propriedade agrícola no Ceará.
o objetivo do presente estudo foi a utilização de resíduos provenientes da poda de arborização urbana a fim de sintetizar carvão ativado fisicamente com vapor de água e caracterizar sua estrutura porosa através de análise de adsorção de N2 (g) a 77 K bem como o rendimento da produção do carvão ativado.
Este trabalho teve como objetivo avaliar os riscos microbiológicos decorrentes do reúso de efluentes de uma ETE (Estação de Tratamento de Efluentes), tratando esgoto doméstico.
Este trabalho realiza o diagnóstico de um sistema de tratamento de efluentes e produção de água de reuso existente, localizado em uma indústria farmacêutica, com intuito de avaliar a qualidade do efluente tratado.
Esse trabalho avalia o potencial de reaproveitamento nas Estações de Tratamento de Efluentes (ETE) no município do Rio de Janeiro, RJ.
Este trabalho teve como objetivo estudar a viabilidade técnica e econômica da reutilização de efluentes em uma indústria do setor metal-mecânico.
Diante da necessidade de atender as demandas, acredita-se que a recarga artificial de aquífero é uma alternativa para o reúso de águas residuárias.
Neste trabalho as variáveis avaliadas foram a demanda hídrica da edificação (irrigação de jardim e descarga de vasos sanitários) e as ofertas de água de reuso (água cinza) e da água pluvial.
O objetivo deste artigo foi estudar e descrever os processos de tratamento de efluente têxtil para utilização no consumo interno da própria organização.
Foram analisadas as legislações de dezesseis estados brasileiros e sete parâmetros de qualidade.