BIBLIOTECA

Efluente da cervejeira Lagunitas Brewing Company, com Alta Resistência e tratado em excelentes padrões para reúso através de MBR e OR

MBR e OR

PEGADA HÍDRICA DA CERVEJA

A produção de cerveja é um processo que exige muita água, com uma proporção média de água para cerveja de 4 para 1. Cerca de 25% da água vai para o produto final, enquanto processos sem contato com o produto, como limpeza, resfriamento e embalagem, consomem o restante do volume majoritário. As cervejarias sem um sistema de água de reúso irão enviar essa grande quantidade de água para o ralo ou a perderão por evaporação [1].

Os efluentes gerados pela produção de cerveja são ricos em produtos orgânicos contendo grandes quantidades de proteínas, gorduras, fibras, carboidratos, leveduras, resíduos de lúpulo, etanol e sólidos suspensos. A Tabela 1 mostra os parâmetros típicos dos efluentes de cervejarias não tratadas, conforme definido pela Brewers Association, caracterizando as águas residuais de cervejarias como de “alta resistência”.

Os efluentes com elevados teores de orgânicos podem sobrecarregar as operações nas estações de tratamento municipais, fazendo com que os municípios não possam receber o efluente ou recebam-no mediante um custo adicional elevado. Tais casos forçarão as cervejarias a transportar águas residuais para instalações de tratamento maiores ou, na pior das hipóteses, a reduzir as operações.

Figura 1 – Tanques de fermentação

TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS NO LOCAL

A Lagunitas Brewing Company localizada em Petaluma, Califórnia, é uma cervejaria que mitigou com sucesso esses desafios. Antes de implementar uma estação de tratamento de águas residuais no local, a Lagunitas transportava 50.000 galões por dia das suas águas residuais de alta resistência para uma estação de tratamento de águas residuais localizada a 80 quilômetros de distância, ao mesmo tempo que enviava o seu efluente de baixa resistência para um município próximo. As taxas para disposição e tratamento dos efluentes foram estimadas em cerca de 180.000 dólares por mês, representando 87% dos custos de água.

A Lagunitas integrou o reúso ao projeto de tratamento de águas residuais usando o biorreator de membrana Toray (MBR) e as tecnologias de membrana de osmose reversa (OR) da Toray. Os módulos de MBR de folha plana da Toray removem 99% dos contaminantes, conduz o filtrado para OR, essas membrans produzem polimento final com padrões de qualidade excepcionalmente altos e criando mais oportunidades de reúso da água recuperada dentro do processo cervejeiro. As características duráveis e de baixa incrustação das membranas de MBR e OR da Toray, permitem uma operação de forma confiável sob as condições das águas residuais para maior vida útil da membrana, alcance de limpeza e redução de custos gerais. Como etapa final, um sistema ultravioleta ajuda a desinfetarx o permeado de OR para eliminar quaisquer bactérias remanescentes.

O esquema do sistema de tratamento local recicla aproximadamente 70% dos efluentres de volta ao processo de fabricação de cerveja.

RESULTADOS

A Lagunitas atingiu os resultados abaixo com o uso de um sistema avançado de tratamento com membrana Toray [2]

  • Redução da relação água/cerveja de 4:1 para 2,5:1;
  • Redução de aproximadamente 40% no consumo de água;
  • Redução de cerca de 70% no volume de águas residuais.

A Lagunitas registou um crescimento contínuo nos seus negócios e precisava expandir a sua capacidade de tratamento de águas residuais. Em fevereiro de 2019, os módulos TMR140-100S existentes foram adaptados com o NHP210-300S, a mais recente tecnologia MBR da Toray. Utilizando folhas de membrana mais finas baseadas na mesma tecnologia de membrana PVDF durável, o NHP apresenta uma densidade de empacotamento 50% maior por módulo, melhor resistência à limpeza e incrustações e é 66% mais leve para simplificar a logística e a instalação. Os difusores dos módulos existentes foram limpos e reutilizados com os módulos NHP, economizando ainda mais custos de equipamentos.

MBR e OR

À medida que as cervejarias procuram reduzir a sua pegada hídrica, as estratégias de reúso que empregam tecnologias de membrana eficientes são comprovadamente uma escolha sustentável para a gestão da água e para saciar a sede dos entusiastas da cerveja em todo o mundo.

Acesse o case na íntegra!!

REFERÊNCIAS:

[1] Brewers Association. “Water and Wastewater: Treatment/Volume Reduction Manual.” October 2016.

[2] Rixey, Eppa. Silver, Matthew. “Water Reuse at Lagunitas Brewing Company.” Water Reuse in Beverage Production — Beer & Bubbles. December 2015.

SOBRE A TORAY

Fornecemos tecnologias das membranas de tratamento de água para ajudar a resolver problemas globais de recursos hídricos, juntamente com produtos que contribuem para a qualidade, saúde e estética da vida das pessoas. Entre esses produtos, nossa membrana OR (osmose reversa) para tratamento de água é líder mundial, tanto em termos de tecnologia quanto de participação no mercado.

+55 (11) 3171-0502
[email protected]
https://www.toray.com.br/br/
Avenida Paulista, nº 1048 – Conjunto 71 – São Paulo, SP

Fonte: Toray


LEIA TAMBÉM: SOLUÇÃO INTEGRADA DE MEMBRANA DA TORAY PARA REÚSO DE ÁGUA EM INSTALAÇÃO DE UMA FÁBRICA DE VIDROS NO BRASIL

ÚLTIMOS ARTIGOS: