Recursos Hídricos

Governança da água

Governança da água, é hora de inovar

Esta realidade tem levado a uma maior complexidade e horizontalidade das políticas públicas, onde a soma das políticas setoriais já não é suficiente para enfrentar os desafios que enfrentamos. Uma visão mais sistêmica e instrumentos inovadores são necessários para enfrentar o aumento dos desafios ambientais.

Leia Mais »
Plano de Contingência da ANA

Plano de Contingência da ANA proporciona o enchimento dos reservatórios do Sistema Interligado Nacional que fecharam o mês de abril entre 64% e 99% de armazenamento de água

Produzido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e iniciado em 1º de dezembro de 2021, o Plano de Contingência para a Recuperação de Reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN) chegou ao fim de sua vigência no último sábado, 30 de abril, com os reservatórios de Três Marias (MG), Sobradinho (BA), Itumbiara (GO/MG), Furnas (MG) e Marechal Mascarenhas de Moraes (MG) superando o patamar de 70% de seu volume útil. Os reservatórios dessas hidrelétricas contribuem para a produção de energia do Sistema Interligado Nacional nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste.

Leia Mais »
Uso da água no agronegócio

Uso da água no agronegócio é solução para a produção

Quando o assunto é água, o Pará pode ser considerado divinamente privilegiado. Três bacias hidrográficas, entre elas a maior do planeta, passam em diferentes regiões do Estado. A Bacia Amazônica possui 20% de toda água doce da Terra, a Araguaia-Tocantins é a maior bacia totalmente brasileira e a bacia Atlântico Nordeste Ocidental, com sua vazão de 2.514 m³/s, é de fundamental importância, atendendo a cerca de 5,3 milhões de brasileiros.

Leia Mais »
Água ganha status de ativo

Água ganha status de ativo nos investimentos e iguala-se ao petróleo

O drama humano é gigantesco. Segundo a ONU, cerca de 2,2 bilhões de pessoas não têm acesso a água potável certificada, 30% da população mundial. EUA, China e Índia sofrem com a diminuição de seus lençóis freáticos. No Brasil, perdemos 20% de superfície hídrica. Agora, os reservatórios estão abastecidos pelo verão chuvoso, mas o cenário é de incertezas.

Leia Mais »
Água: bem precioso

Água: bem precioso e fonte de vida

Dois átomos de hidrogênio, cada qual individualmente ligado a um átomo de oxigênio. Peso atômico 18, tamanho 27,5 Angströms – algo como 0,000000257 cm. Não, esta não é uma aula de química ou física, mas o começo de uma reflexão sobre o bem mais precioso da humanidade: a água.

Leia Mais »
Pegada Hídrica

Pegada Hídrica: qual o impacto ambiental do nosso consumo?

No Dia Mundial da Água, Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reúso de Água (ALADYR) chama atenção para o uso indireto de água ligado aos nossos hábitos de consumo e convoca sociedade civil, poder público e empresas a pensarem em alternativas sustentáveis que garantam o fornecimento de recursos hídricos para as próximas gerações.

Leia Mais »