Análise da AIE detalha como a energia limpa já se tornou um componente-chave das economias mais bem-sucedidas do mundo, e orienta como as indústrias verdes poderiam seguir seu rastro
Energia limpa adicionou US$ 320 bi à economia global em 2023, representando 10% do crescimento do PIB mundial, segundo a AIE.
O estudo examinou quatro países e regiões – Estados Unidos (EUA) a China, a União Europeia (UE) e a Índia –, que juntos representam dois terços do produto interno bruto (PIB) global. O estudo incluiu três categorias de atividades em energia renovável: fabricação de tecnologias, implantação de capacidade e venda de equipamentos “verdes”.
PIB dos EUA cresce 2,5% em 2023, impulsionado pela Lei de Redução da Inflação (IRA) e investimento em energia limpa. O setor foi responsável por cerca de 6% do crescimento da economia americana.
- LEIA TAMBÉM: ANA APROVA TARIFAS PARA ADUÇÃO DE ÁGUA BRUTA DO PROJETO DE INTEGRAÇÃO DO SÃO FRANCISCO EM 2024
UE e China Lideram Crescimento Econômico Impulsionado por Energia Limpa em 2023
Na UE, a energia limpa foi responsável por quase um terço do crescimento do PIB em 2023 – a percentagem mais elevada de qualquer região avaliada – embora a sua percentagem tenha sido inflacionada pelo fraco crescimento global do PIB, de cerca de 0,5%. UE impulsiona investimentos em energia limpa, dobrando entre 2022 e 2023, com destaque para produção de baterias, pela Lei NZIA.
O setor de energia limpa da China foi responsável por cerca de um quinto do crescimento de 5,2% do PIB em 2023, com o maior aumento proveniente do investimento em capacidade instalada, seguido pelas vendas de equipamentos limpos, especialmente veículos elétricos (VE). A produção de energia limpa representou cerca de 5% do crescimento do PIB chinês em 2023.
Excesso de capacidade de produção chinesa, como baterias, pode limitar o crescimento futuro da energia limpa, segundo a AIE.
Na Índia, o PIB cresceu 7,7% em 2023; entretanto, a energia sustentável contribuiu com menos de 5% desse crescimento, impulsionada por investimentos em capacidade solar.
Investimento e vendas em tecnologias de energia sustentável
O estudo também examinou a participação do investimento e das vendas em tecnologias de energia verde selecionadas no PIB. Em 2023, a China liderou nesta categoria (mais de 4%), seguida pela UE (cerca de 2%), pela Índia (cerca de 1,5%) e pelos EUA (pouco mais de 1%). A AIE descreveu a percentagem como “substancial”, uma vez que estas economias são grandes e diversificadas.
Além disso, o setor das energias limpas impulsionou uma parte considerável do crescimento total do investimento nestas economias em 2023. Investimento global em energia limpa atinge US$ 200 bilhões em 2023, crescimento de 75% em relação a 2022.
Na China, o setor das energias limpas contribuiu com 50% do crescimento do investimento total em 2023, enquanto nos EUA foi de 20%.
Fonte: UM SÓ PLANETA