Sustentabilidade

UFRN cria solução sustentável para tratamento de água

UFRN cria solução sustentável para tratamento de água

Encontrar uma solução sustentável para a reutilização de águas e aumentar o acesso à água potável, principalmente no Nordeste. Essas foram as motivações de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para criar um novo coagulante, feito a partir da casca de caju, para o tratamento de águas turvas e barrentas como as de represas, poços e rios.

Leia Mais »
Uso da areia

Uso da areia está nos “colocando contra a parede”, diz relatório do PNUMA

A areia é o segundo recurso mais explorado do mundo e deve ser administrada de forma sensata e o relatório aponta para a necessidade de reconhecermos estrategicamente a areia e tomarmos medidas em todos os setores pertinentes. Entre as soluções estão alterações legais, a reciclagem de materiais de construção e o uso de pedras britadas e “areia de minério” resultante da mineração.

Leia Mais »
Uso da água no agronegócio

Uso da água no agronegócio é solução para a produção

Quando o assunto é água, o Pará pode ser considerado divinamente privilegiado. Três bacias hidrográficas, entre elas a maior do planeta, passam em diferentes regiões do Estado. A Bacia Amazônica possui 20% de toda água doce da Terra, a Araguaia-Tocantins é a maior bacia totalmente brasileira e a bacia Atlântico Nordeste Ocidental, com sua vazão de 2.514 m³/s, é de fundamental importância, atendendo a cerca de 5,3 milhões de brasileiros.

Leia Mais »
guerra impacta o ESG

Guerra impacta o ESG: Entenda como

O ano tinha um tom para ser promissor, depois de dois anos em uma crise pandêmica com todos os movimentos econômicos andando em câmera lenta ou naufragando, as projeções estavam positivas e as bolsas de valores começando a “esquentar”. Os passos de recuperação econômica ao longo dos próximos anos já estavam traçados para o tão “almejado” crescimento.

Leia Mais »
superbac

SuperBAC, as bactérias “do bem” de R$ 1,3 bilhão

Nos anos 90, Luiz Chacon procurou a direção da fabricante da Lacta, oferecendo o uso de bactérias como solução para um problema na linha de produção. “Tá louco!”, foi o que ouviu. “Como colocar bactérias no processo de produção de chocolates?”. Após um piloto, ele ouviu dos mesmos executivos: “Monte uma empresa que nós compramos de você”.

Leia Mais »