Drenagem Urbana

Este trabalho teve como objetivo analisar o desempenho de medidas de controle do escoamento em cenários combinando estruturas de infiltração e armazenamento.
Este trabalho visa identificar e avaliar a efetividade da implantação e ampliação de cisternas de placa e de polietileno a partir dos recursos destinados para o Programa Água para Todos no âmbito da Fundação Nacional de Saúde em dois municípios localizados no Estado do Ceará.
Este trabalho apresenta uma avaliação da metodologia proposta no novo zoneamento da cidade de São Paulo, através da Lei Municipal nº16.402/2016, para o controle do escoamento superficial por meio de reservatórios de detenção.
Este estudo tem como objetivo principal avaliar a eficiência dos reservatórios individuais de detenção, considerando diferentes concepções de projeto, para o controle de cheias na escala da bacia hidrográfica.
Objetivou-se, com este trabalho, estudar o transporte de poluentes (NaCl), utilizando a modelagem física (superfície impermeável de 100m2) para simular o escoamento superficial urbano.
O diagnostico prévio dos equipamentos das Redes de Drenagem, através de vistorias e atividades operacionais de pesquisa visando à priorização de locais e limpeza preventiva do mesmo evita que nos períodos de maior precipitação, ocorram problemas de enchentes ou inundações.
Este artigo tem como objetivo avaliar a fragilidade do sistema de drenagem pluvial urbana na bacia hidrográfica do córrego Quarta-Feira – Cuiabá/MT, e apresentar os principais pontos negativos e positivos da microbacia em estudo.
Este trabalho analisa um dimensionamento modular adaptativo a mudanças na ocupação do solo a montante de uma técnica de biorretenção instalada no campus 2 da Universidade de São Paulo, em São Carlos.
A metodologia aplicada para realização desta pesquisa é do tipo qualiquantitativa e de estudo de caso, com objetivo de avaliar a aplicação de jardins drenantes como um sistema de drenagem urbana alternativo que possa ser inserido no contexto paisagístico das cidades e ainda desenvolver.
Os resultados apresentados indicam que seria satisfatória a construção de uma bacia de detenção, pois essa teria grande efeito de amortecimento no pico de vazão, solucionando o problema frequente no bairro Jardim Primavera; mostrando dessa forma o quanto as técnicas compensatórias podem ser eficientes.
A infraestrutura urbana é um conjunto de obras necessárias para o melhoramento e desenvolvimento público que constituem o funcionamento das cidades, possibilitando o uso urbano do solo, isto é, o conjunto de redes básicas de condução e distribuição que abrangem o dimensionamento de redes de água, de esgoto, drenagem, cabos elétricos e telefônicos, iluminação pública, pavimentação de ruas e guias.
O objetivo deste trabalho foi realizar um diagnóstico sobre a situação atual do córrego Mandacaru na cidade de Maringá-PR, em relação à drenagem pluvial, observando os aspectos quanto à presença ou ausência de dissipador de energia, erosão e assoreamento.
O presente trabalho teve por objetivo diagnosticar a atual situação do sistema de drenagem urbana do bairro do 40 Horas, localizado no município de Ananindeua-PA.
Neste trabalho foi avaliado os cenários de ocupação e uso do solo e seus impactos em águas pluviais no Assentamento 26 de setembro localizado em Brasília- DF, utilizando os programas Sistema de Suporte a Decisões para Análise de Ondas de Cheia em Bacias Complexas.
A solução abordada neste contexto busca incentivar a população da cidade a utilizar técnicas sustentáveis em suas residências através de desconto proporcional no IPTU, desta forma reduzindo o escoamento superficial.
O presente trabalho objetivou analisar o impacto dos efluentes do sistema de drenagem de águas pluviais da bacia vertente de Fortaleza, Ceará sobre a balneabilidade da zona costeira.
Nesse trabalho foi proposto o escopo de um plano de contingenciamento típico, como ferramenta de gerenciamento de risco de inundações, e, em seguida, foi feita a análise do plano de contingenciamento do município de Belo Horizonte, com base na literatura apresentada.
O presente estudo avaliou a qualidade da água de escoamento superficial runoff, em uma bacia de drenagem fechada localizada na área urbana da cidade de Natal / RN, para investigação da ocorrência do fenômeno de first flush.
A presente pesquisa teve como objetivo propor um modelo para estimar a quantidade de resíduos sólidos que afluem ao sistema de drenagem pluvial em bacias hidrográficas inseridas em áreas urbanas. O modelo desenvolvido baseou-se nas metodologias de predição que levam em conta as características regionais e locais, incluindo área da bacia, densidade demográfica, o fator de geração de resíduos sólidos entre outros aspectos.
Devido ao crescimento das cidades, o nível de impermeabilização das áreas urbanas acaba se tornando muito alto. Esse fato em conjunto com a falta de planos urbanos de drenagem, gerencia inadequada e filosofia errônea dos projetos de engenharia