Desmineralização e Dessalinização

A ilha de Fernando de Noronha é controlada pelo estado quanto à preservação ambiental. Há estritos requisitos de acesso à ilha de pessoas e materiais, sobretudo produtos químicos.
A dessalinização por membrana de osmose reversa tornou-se a mais utilizada, pois geralmente é a menos dispendiosa. Esta tecnologia é mais adequada para países que sofrem de estresse hídrico e têm recursos energéticos limitados.
O impacto com relação ao sal devolvido ao mar, sucção da água e produtos químicos são questionados no processo de dessalinização
O evento responsável pela água dura é a composição da água com alto teor de minerais, formada quando a água se infiltra através de depósitos de calcário, giz ou gesso, que são amplamente constituídos por carbonatos de cálcio e magnésio, bicarbonatos e sulfatos.
Cases de sucesso na Arábia Saudita mostram como a mineração da salmoura, antes considerada um rejeito da dessalinização, pode se tornar uma oportunidade de negócio rentável e viabilizar os custos para produção de água potável a partir da água do mar.
O objetivo deste trabalho é apresentar cada etapa do projeto de circuito hidráulico para uma usina nuclear, detalhando os cálculos por meio de equações matemáticas e com auxílio de planilhas Excel.
Neste trabalho foram realizados estudos para a produção de solução oxidante a partir de rejeito de dessalinizadores de água do mar pelo processo de eletrólise.
A dessalinização da água do mar e de águas salobras não se restringe a países desérticos ou com pouca disponibilidade de água potável e, o seu uso, está bastante difundido no mundo.
O conceito de um dispositivo capaz de aproveitar o movimento oscilatório das ondas é utilizado neste estudo para suprir a demanda energética de uma planta de osmose reversa.
Neste trabalho são apresentadas a modelagem e controle de um sistema de dessalinização por osmose reversa.
O armazenamento de energia durante o tratamento de águas residuais pode encorajar a preservação ambiental, e desta forma, contribuir para um crescimento mais sustentável, pois pode tornar-se rentável para as indústrias que geram e tratam estes resíduos.
O objetivo deste projeto tem sido capacitar os agricultores das comunidades do Nordeste que são mais atingidos pela seca, e que já possuam poços, a trabalharem com a nova tecnologia da agricultura biossalina.
Neste trabalho apresenta-se uma análise de sensibilidade do modelo analítico de Fraidenraich et al. (2016), concebido para analisar o desempenho de sistemas de osmose reversa acionados por energia solar fotovoltaica (OR – FV).
Este trabalho teve como objetivo analisar o desempenho térmico do dessalinizador solar para produção de água dessalinizada.
O objetivo deste trabalho é o uso de um sistema de dessalinização de água utilizando energia solar, para a potabilização de águas salgadas e salobras do semiárido nordestino.
O presente trabalho vem relatar um estudo de caracterização em um dessalinizador projetado para atender a uma vazão nominal de 48 m³/h.
O objetivo deste trabalho é investigar a utilização de materiais alternativos e tecnológicos na absorção de radiação solar, com o propósito de aumentar a produtividade de destiladores solares de desenho simples.
Foi implantado um sistema de dessalinização de água salobra, em escala piloto, nas dependências de uma ETA da Sanepar.
Objetivou-se com esse trabalho avaliar a utilização de dessalinizadores por osmose reversa, no município de Guaiúba/CE.
Objetivou-se analisar o processo de dessalinização como alternativa ao combate da carência hídrica no agronegócio, através de análise descritiva.