BIBLIOTECA

Dessalinização da água do mar através do Sistema de Osmose Reversa

Dessalinização da água do mar através do Sistema de Osmose Reversa

Dessalinização por Osmose Reversa

Dessalinização da água do mar através do Sistema de Osmose Reversa.

Estima-se que até 2030, quase metade da população mundial viverá em situação de estresse hídrico devido ao crescimento populacional, o que aumentará a demanda por água para consumo humano, agricultura e indústria, agravando o conflito hídrico. Até o ano de 2050, estima-se que a demanda total por água mais que dobre.

Embora 70% da superfície da Terra seja coberta por água, 96,5% é água salgada e a distribuição dos 3,5% restantes (água doce) é muito desigual. Para os países que sofrem de escassez crônica de água, os únicos recursos hídricos disponíveis no futuro serão água recuperada e água do mar.

Dessalinização da água do mar através do Sistema de Osmose Reversa. Disponibilidade de água no planeta.

A dessalinização por membrana de osmose reversa tornou-se a mais utilizada, pois geralmente é a menos dispendiosa. Esta tecnologia é mais adequada para países que sofrem de estresse hídrico e têm recursos energéticos limitados.

Atualmente existe um problema global, cada vez pior, a escassez de água potável. Este fenômeno é acentuado nas zonas áridas onde este fenômeno é ainda mais acentuado. Um aspecto importante a ser considerado no futuro é o aumento da população e sua concentração em áreas urbanas.

O aumento da população causará uma diminuição da água renovável per capita em nível nacional, passando de 3.736 m3/hab/ano em 2014 para 3.253 m3/hab/ano até 2030. Entre 2014 e 2030 a população do país aumentará em 17,8 milhões e estima-se que até 2030 aproximadamente 78,3% da população total se estabelecerá em áreas urbanas, causando escassez e aumento da demanda por esse recurso hídrico.

No campo do tratamento de água, ferro e manganês são de especial interesse tanto pela conformidade regulatória para água potável quanto por seus efeitos nos processos de tratamento.

A principal fonte de abastecimento de água potável na maioria dos dois países são as águas subterrâneas, representando aproximadamente 38,7% do volume total destinado ao uso consuntivo.

Nos últimos anos esta fonte de água potável tem sido afetada por dois tipos de poluição: natural ou antropogênica. Entre as causas naturais está a contaminação de dois aquíferos devido à alta salinidade, devido às propriedades do subsolo.

É por isso que o processo de dessalinização da água do mar, neste momento, vem sendo promovido como uma fonte alternativa, segura e estável de abastecimento de água diante da crescente demanda por recursos hídricos.

leia-integra

LEIA TAMBÉM: GOVERNO DE SP APRESENTA BALANÇO DAS AÇÕES PARA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

ÚLTIMOS ARTIGOS: