Fábrica da Heineken
A Cervejaria Heineken iniciou a implantação da adutora que vai captar a água do Rio Grande para abastecer a sua fábrica de Passos
A fábrica em Passos utilizará seis conjuntos de motobombas em uma balsa próxima à margem para captar água do Rio Grande. Uma adutora de ferro fundido de 400 mm conduzirá a água até a estação elevatória, localizada a cerca de 700 m do ponto de captação.
A estação elevatória estará localizada dentro da estação elevatória do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município de Passos, e será composta de 3 bombas verticais de captação, do tipo turbina, com capacidade total de 475 m³/h, 1 tanque atmosférico de aço carbono com capacidade de 400 m³ e 3 bombas verticais elevatória, do tipo turbina, com capacidade total de 475 m³/h.
Bem como, a estação bombeará água para a fábrica por meio de uma adutora de PEAD, com aproximadamente 400 mm de diâmetro e extensão de 5 km.
- LEIA TAMBÉM: EL NIÑO E MUDANÇAS CLIMÁTICAS SÃO RESPONSÁVEIS POR FORTES TEMPESTADES NO RIO GRANDE DO SUL, DIZ METEOROLOGISTA
Eficiência e Divisão de Recursos
A fábrica tratará e dividirá a água captada em tipos: bruta, abrandada, para caldeira, para produto e doméstica.
Contudo, o balanço de uso da água apresentado foi, de captação – 475 m3/h – e o tratamento de água – 460 m3/h.
A fábrica dividirá a água usada internamente em três tipos, definidos pela qualidade para uso: especificamente água abrandada, água para caldeira e água para o produto, sendo este último apenas água potável. O empreendimento terá uma ETA com calha parshall, decantadores, filtros multimídia, retrolavagem, carvão ativado, ultravioleta, reservatórios de água, desaguamento de lodo e dosagem química.
Portanto, para se ter uma ideia, os 475 m³/h equivalem a aproximadamente 131.94 l/s. Além disso, o SAAE de Passos possui duas estações de tratamento de água: uma no ribeirão Bocaina (360l/s) e outra no rio Grande (80l/s).
Fonte: observo