Hidrografia / Hidrologia
Ferramenta identifica a ocorrência e os impactos das inundações nos principais rios das bacias hidrográficas brasileiras
A limnologia, conhecida como a ciência que estuda as relações funcionais das comunidades aquáticas, assim como os efeitos dos fatores físicos, químicos e biológicos, é necessária para se compreender as respostas metabólicas dos ecossistemas aquáticos e, assim, compreender suas alterações antrópicas ou naturais.
A água pertence a todos e a todos ela deve servir. Irrigar com alta eficiência é tirar proveito dos recursos hídricos oferecidos pela natureza, sem comprometê-los. Ciência é o caminho!
O presente trabalho teve o intuito de trazer uma abordagem a cerca dos aspectos relacionados a redução da disponibilidade dos recursos hídricos no Brasil e de como o instrumento de outorga de direito de uso de recursos hídricos é utilizado em sua gestão.
O presente trabalho propôs avaliar os condicionantes regionais que controlam as produtividades nos aquíferos no semiárido com base nas informações de mais de 6 mil poços tubulares.
Objetiva-se, com este trabalho, apresentar aspectos da gestão de oferta e demanda de água, bem como de modelagem hidrológica na bacia analisada, em especial, nos períodos de secas extremas.
O presente trabalho tem por objetivo comparar áreas das bacias hidrográficas em Joanópolis e Pinhalzinho, delimitadas manualmente por cartas do IBGE.
Este estudo apresenta o aumento de receita alcançado por meio do emprego desta técnica, considerando inclusive o tempo de retorno do investimento.
A acelerada expansão da irrigação para viabilizar ou otimizar a produção de culturas agrícolas no país na última década acendeu o sinal de alerta na Agência Nacional de Águas (ANA), que passou a mapear pequenas barragens de água – construídas dentro de fazendas – com o intuito de evitar disputas pelo recurso e calibrar melhor as licenças (outorgas) concedidas pelos órgãos ambientais nos Estados.
O objetivo deste trabalho foi analisar a variação dos níveis de turbidez (devido ao seu caráter indicativo e prático da determinação da qualidade da água) no rio Gualaxo do Norte (um dos mais afetados pelo lamaçal e sedimentos carreados) encontrados no período entre novembro de 2015 a janeiro de 2017, e buscar justifica-la.
O trabalho teve como objetivo fazer a caracterização morfométrica da bacia hidrográfica do Riacho das Águas Férreas, localizada na cidade de Maceió-AL.
O presente trabalho buscou delimitar a Bacia do Sapucajuba com o auxílio da Base Digital do Terreno, pertencente à prefeitura de Belém, além de outros softwares como Arcgis 10.1 e Google Earth.
Esta metodologia permite obter valores teóricos de vazões máximas, muito próximos das vazões obtidas através de medição direta na rede em condições de fluxo normal sem aporte de águas pluviais.
Essa pesquisa objetivou–se em elaborar um estudo hidrológico, para compreender a disponibilidade hídrica, através das variáveis hidrológicas da série histórica de cota – vazão dos anos de 2007 a 2014 da estação de monitoramento fluviométrico do Instituto Mineiro de Gestão das Águas.
O presente trabalho possui como objetivo estudar a espacialização da precipitação pluviométrica mensal nas sub-bacias 70, 71, 72, 73, 74, 75, 76, 77 e 79 (Bacia do Rio Uruguai em sua parte brasileira), criando subsídios para um melhor entendimento da distribuição espacial da chuva mensal nessas sub-bacias.
O Objetivo deste trabalho é apresentar um plano de trabalho que junta o controle de vazões médias diárias com indicação de prioridades e ações corretivas planejadas e coordenadas de forma que cada uma a seu tempo venha interferir de forma positiva nos resultados referentes a Volume Distribuído.
O atual estudo tem o intuito de caracterizar o relevo da Unidade de Negócio Oeste (MO) da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), a partir de um Modelo Digital de Superfície (MDS) que é o TOPODATA com resolução espacial de 30m, disponibilizado gratuitamente pela INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Como propósito de atingir esse objetivo, diminuição das perdas de água, reais e aparentes, nas redes de distribuição, formou-se um grupo de trabalho multidisciplinar, focado na gestão e controle das perdas de água no município de Pirassununga-SP.
A área de planejamento identificou a necessidade de potencializar os resultados de perdas através da operação e do planejamento utilizando a ferramenta de modelagem.
Este estudo tem como finalidade construir um modelo hidráulico da área em estudo em um software de sistema de informação geográfica (SIG), integrando com o software de simulação hidráulica Storm Water Management Model (SWMM).