BIBLIOTECA

Caracterização física da bacia do Igarapé Sapucajuba (Belém-PA)

Resumo

A Bacia Hidrográfica do Igarapé Sapucajuba localiza-se no setor da Saúde da Universidade Federal do Pará, na cidade de Belém-PA. A nascente do Igarapé Sapucajuba possui grande interferência antrópica através da presença de moradias irregulares ao longo da Avenida Perimetral, no bairro da Terra Firme, e mesmo localizada em uma cidade com auto grau de urbanização, a bacia hidrográfica possui em sua extensão um grande quantitativo de áreas verdes. O presente trabalho buscou delimitar a Bacia do Sapucajuba com o auxílio da Base Digital do Terreno, pertencente à prefeitura de Belém, além de outros softwares como Arcgis 10.1 e Google Earth. Buscou-se também caracterizar morfometricamente a bacia, através da determinação dos seus fatores de forma, conformação, e índice de compacidade, além de determinar o coeficiente de escoamento superficial da Bacia do Sapucajuba. Feito isso, buscou-se fazer uma análise quanto a tendência natural a enchentes na bacia em estudo.

Introdução

A bacia hidrográfica possui grande importância como unidade de planejamento visto que sua área de contribuição tem influência sobre a quantidade de água produzida como deflúvio e a forma e o relevo (CALIL et al, 2012). As iterações na área de abrangência de uma bacia hidrográfica afetam a qualidade dos recursos hídricos locais também, podendo atingir o ecossistema local e a jusante.

O estudo de bacias hidrográficas, no que diz respeito a zonas urbanas, possui grande importância na gestão e no gerenciamento dessas regiões, visto que a delimitação da bacia nessas localidades auxilia no estudo do comportamento dessas áreas em situações de chuvas intensas, por exemplo, onde pode-se determinar a tendência a alagamentos na bacia e fundamentar estudos e projetos que visem a combater as enchentes urbanas locais.

O levantamento de dados acerca das características físicas de uma bacia hidrográfica tem como objetivo informar sobre os mais diversos fatores que determinam a natureza da descarga de um rio, bem como a análise da tendência de um determinado comportamento desta bacia hidrográfica dadas as suas condições naturais (PORTO et al, 1999).

O fator de forma (Ff), o índice de compacidade (Kc) e o índice de conformação (Fc) são parâmetros que informam sobre a formas geométrica da bacia e permitem analisar a tendência a enchentes em uma bacia hidrográfica após um fenômeno de precipitação de maneira prática (SILVA et al, 2010).

Outro indicativo da tendência a alagamentos em uma bacia hidrográfica é o coeficiente de escoamento superficial que usualmente é determinado em função da ocupação do solo: quanto maior a quantidade de áreas verdes, menor é o coeficiente de escoamento, devido a maior infiltração da água precipitada no solo, da interceptação, dentre outros; quanto mais urbanizada for uma região, maior é o coeficiente de escoamento superficial, visto que a interceptação é insignificante, assim como a infiltração no solo, fazendo com que o tempo de concentração seja menor e o volume de água escoado seja maior do que em condições naturais, fazendo com que a bacia hidrográfica possui maior tendência a alagamentos, essencialmente em localidades de cota mais baixa (TUCCI, 2000).

O presente artigo trata-se de um estudo preliminar para a implantação de uma Bacia Escola na Universidade Federal do Pará. As Bacias Escolas possuem papel primordial no aperfeiçoamento de disciplinas acadêmicas tais como Hidrologia, a exemplo, assim como auxilia no estudo de fenômenos físicos que ocorrem em bacias hidrográficas, por meio de estudos hidrometeorológicos, balanço hídrico, dentre outros (LISBOA etc al, 2000).

Pelo exposto, o presente trabalho identificou e caracterizou a Bacia Hidrográfica do Igarapé Sapucajuba, localizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), identificando a sua área, perímetro, fator de forma (Ff), o índice de compacidade (Kc), o índice de conformação (Fc) e o coeficiente de escoamento superficial, além de fazer uma análise da tendência a enchentes na bacia, fundamentada pelos parâmetros analisados.

Autores: Ian Rocha de Almeida e Giovanni Chaves Penner.

ÚLTIMOS ARTIGOS: