Bacias Hidrográficas

A cada segundo, o rio Amazonas despeja milhões de litros de água doce no mar através de sua foz. A parte final desse imenso curso de água cria habitats únicos no Oceano Atlântico
Uma boa gestão das águas pode beneficiar 48 milhões de pessoas em bacias que são estratégicas para 20% do PIB nacional
Sedimento e assoreamento de rios que são formados por processos de erosão das rochas, e são também ótimos carreadores desses sedimentos.
Os recursos hídricos enfrentam várias ameaças e precisam de maior conservação e melhor gestão e soluções baseadas na natureza podem ser aplicadas.
Impacto humano na Amazônia: a dinâmica de uso da terra baseada na conversão da floresta para pecuária e agricultura e a construção de represas contribuem para a diminuição do fluxo hídrico.
O presente estudo busca suscitar o debate acerca das bacias hidrográficas transfronteiriças e sua relação com os desafios ao saneamento sem fronteiras. O recorte territorial de bacia hidrográfica para o Brasil, um país com dimensões continentais, implica enormes esforços no campo diplomático, econômico e social. Esse espaço singular é materializado em 15.719 km, área correspondente a cerca de 27% do território nacional, aproximadamente 10 milhões de habitantes e 588 municípios.