Biblioteca: Metodologias de Análises

Como os valores de mV podem ser usados para solucionar problemas de pH?

20/04/2021 às 09:05:23

A sonda de pH mede a diferença de potencial entre a amostra e a referência medida em unidades de milivolts (mV), que é então usada para calcular o pH da amostra através de uma curva de calibração.

Protótipo de um canal para ensino e pesquisa em fluidodinâmica utilizando solução de fluoresceína e água como fluido de trabalho e solução de fenolftaleína e amônia na visualização, sob a incidência de luz negra

20/11/2019 às 10:06:57

O presente trabalho desenvolveu um canal que permite a visualização de fenômenos reais à volta de corpos rígidos, sendo, no entanto, utilizada solução de água e fluoresceína como fluido de trabalho.

Interlaboratorial de pitometria em campo – Programa piloto

01/11/2019 às 15:42:40

O presente trabalho foi apresenta o detalhamento e os resultados do 1º Programa de Comparação Interlaboratorial em Pitometria em campo.

Precisão e exatidão de múltiplas metodologias de testes laboratoriais de águas pluviais

04/06/2019 às 10:21:40

Existem várias metodologias aceitas para testar equipamentos de tratamento de águas pluviais no laboratório, mas qual funciona melhor? Um estudo comparativo nos aproxima do objetivo de otimizar a remoção de sedimentos.

Identificação de perfil de consumo de água domiciliar por equipamento hidráulico e modo de uso via fuzzy-clustering como ferramenta de gestão de recursos hídricos no ambiente urbano

09/05/2019 às 11:08:48

Este trabalho teve o objetivo de produzir um modelo de identificação de equipamentos a partir dos dados de perfis de uso não agregados; avaliar a regularidade de uso e volume de consumo por equipamento e a partir desses propor indicadores de uso d’água mais adequados à realidade local.

Benchmarking de desempenho entre as operadoras de água e esgoto das bacias PCJ

19/06/2018 às 11:50:55

O presente trabalho apresenta um estudo de benchmarking para analisar o desempenho entre as operadoras de água e esgoto das Bacias PCJ.

Estudo de caso: transporte de cargas especiais, içamento e verticalização de estruturas de proteção – rho da adutora de água bruta do sistema São Lourenço

20/03/2018 às 10:59:50

Este trabalho trata das operações envolvidas, dificuldades e imprevistos que se apresentaram no transporte rodoviário de cinco Reservatórios Hidropneumáticos da Estação Elevatório de Água Bruta do Sistema Produtor São Lourenço.

Redução da dureza total em águas utilizando adsorvente natural proveniente da semente de acerola

13/11/2017 às 15:16:12

O presente estudo tem como objetivo utilizar a cromatografia em coluna como método analítico por meio de um adsorvente natural obtido da semente da acerola.

Determinação da Demanda Bioquímica de Oxigênio – DBO

09/11/2017 às 11:51:02

A estabilização ou decomposição biológica da matéria orgânica lançada ou presente na água envolve o consumo de oxigênio (molecular) dissolvido na água, nos processos metabólicos desses organismos biológicos aeróbicos.

Jar Test

20/03/2017 às 15:23:55

(JAR TEST), é um procedimento bastante empregado nas Estações de Tratamento de Água, para a determinação das dosagens ótimas dos coagulantes a serem empregados

Uso de um Sistema de Monitoramento para Avaliação da Produção de Poços Tubulares no Aquífero Serra Geral: Estudo de caso no município de Carlos Barbosa – RS

25/11/2016 às 12:00:29

Neste trabalho foi avaliada a utilização do Sistema Integrado de Águas Subterrâneas – SIGAS, sistema totalmente automatizado, para o (…)

Desenvolvimento de sistema de indicadores de desempenho operacional de estações convencionais de tratamento de água

24/11/2016 às 12:30:49

O principal objetivo para a abordagem ora apresentada foi desenvolver sistema de indicadores de desempenho de estações convencionais de tratamento de água a partir da visão do prestador de serviço. A metodologia usada consistiu em (…)

Desenvolvimento de método para avaliação de desempenho de sistemas de abastecimento de água: aplicação ao caso da ride DF e entorno

22/11/2016 às 12:30:04

O método para avaliação de desempenho de sistemas de abastecimento de água (SAAs), proposto neste trabalho, é baseado na adoção de um conjunto de indicadores, em que se aplica uma análise multicritério. Para a (…)

Ferramenta de auxílio à tomada de decisão para aplicação de método não destrutivo na substituição de rede coletora de esgoto

21/11/2016 às 12:30:26

Após acompanhar o procedimento de investigação até a tomada de decisão, entre os tipos de reabilitação na Rede Coletora de Esgoto (RCE) existente na cidade de Stuttgart na Alemanha e de Curitiba no Brasil, verificou-se que (…)

Estabilidade de Saxitoxinas GTX 2/3, dc-GTX 2/3 e C1/2 em água de abastecimento e impactos na validação de método analítico

10/11/2016 às 12:00:42

Este trabalho teve como objetivo validar uma metodologia analítica para quantificação de Saxitoxinas GTX2/3, dc-GTX2/3 e C1/2 utilizando cromatografia líquida de alta eficiência e verificar os impactos da estabilidade destas toxinas neste processo. As toxinas C1/2 sofreram degradação (…)

Medição e interpretação de valores do potencial redox (Eh) em matrizes ambientais

07/11/2016 às 10:00:40

Medidas de potencial redox podem ser utilizadas basicamente de duas maneiras. Em titulações, onde um eletrodo inerte (platina, por exemplo) juntamente com um eletrodo de referência são usados para monitorar a variação do potencial durante uma (…)

Determinação de compostos usados como filtros ultravioletas em amostras de água por gc-ms empregando microextração em fase sólida com cortiça como biossorvente

25/10/2016 às 12:00:14

Neste estudo foi desenvolvido um método para determinação de compostos utilizados como filtros ultravioleta em amostras aquosas empregando microextração em fase sólida (SPME) e cromatografia gasosa. Primeiramente, otimizou-se o (…)

Avaliação dos impactos energéticos na redução das emissões de CO2 associadas aos mecanismos de Eficiência Energética no Brasil: uma proposta metodológica e estudo de caso

30/09/2016 às 11:00:21

Este estudo busca propor uma abordagem metodológica para avaliação das emissões evitadas pelas iniciativas de eficiência energética atualmente em vigor no país, por meio da decomposição das economias globais para cada uso final e região conforme a curva de carga de cada setor e região geográfica, para correlaciona-las com o fator de emissão horário do sistema e assim, obter um resultado mais preciso. Nesse sentido, foram caracterizados perfis de carga de consumo nos diferentes segmentos econômicos e regiões.

Isolamento de bactérias halotolerantes com atividade hidrocarbonoclástica a partir de água produzida de petróleo

30/09/2016 às 10:00:18

O presente trabalho teve como objetivo isolar e caracterizar bactérias halotolerantes com potencial na degradação de hidrocarbonetos. Os isolados bacterianos foram obtidos a partir de amostras de água produzida de petróleo, e posteriormente foi determinada a sua tolerância a diferentes concentrações de salinidade, na faixa de 0 a 15% de NaCl.

Estudo das caracterizações fisico-química do nanocomposito poliestireno/óxido de grafeno de alta acidez com aplicabilidade em filmes finos

29/09/2016 às 10:00:00

Este trabalho mostra um estudo sobre nanocompósito formado pela adição de óxido grafeno reduzido com alta acidez e o poliestireno. O interesse e a investigação neste material são devidos à capacidade dessas nanopartículas modificarem de forma significativa as propriedades elétricas e mecânicas do polímero, mesmo em pequenos teores de adição. A existência de grupos funcionais no óxido de grafeno que contém oxigênio abundantes tais como; epóxi, hidroxila e carboxílico, pode ser bem disperso no polímero, devido à sua boa interação com cadeias polimérica.