BIBLIOTECA

Aplicação de balanço hídrico e metodologia IWA para diagnóstico e ações na gestão, controle e redução de perdas na rede de distribuição de água do município de Pirassununga/SP.

Resumo

Perdas em rede de distribuição de água estarão sempre presentes, isso é fato. Ter gerenciamento e controle de algumas atividades é fundamental para maior eficiência possível entre captação, tratamento e distribuição. Como propósito de atingir esse objetivo, diminuição das perdas de água, reais e aparentes, nas redes de distribuição, formou-se um grupo de trabalho multidisciplinar, focado na gestão e controle das perdas de água no município de Pirassununga-SP. Foi necessário a utilização de um ferramental de gestão, preconizado pelo PMI (Project Management Institute) associadas às melhores práticas de controle e redução de perdas descritas pela IWA (International Water Association). Logo, elaborou-se um plano de trabalho, com a realização de diagnósticos de perdas e a recomendação das ações mais apropriadas a cada situação e mecanismos de avaliação, como por exemplo, o cálculo dos Balanços hídricos através da planilha EasyCalc (v. 5.13) e dados atualizados dos sistemas técnico e comercial. Os resultados trazem informações sobre o decréscimo no índice de perdas e conseqüente incremento no faturamento, no período entre outubro/2017 a maio/2018. Conclui-se que com técnicas de gestão de projeto, infra-estrutura, recursos disponíveis e trabalho contínuo, gera resultados mensuráveis da expressiva melhoria na eficiência operacional do sistema de abastecimento de água.

Introdução

Em Portaria 030/2017 emitida em abril/2017 foi criada a Comissão para o Controle de Perdas, pelo Superintendente Eng.º João Alex Baldovinotti, composta pelos funcionários da Autarquia Eng.º Marcus César Sardinha Valsecchi, Eng.º Nivaldo Habitante, Eng.ª Camila Aldriguetti Rosim Morcelli, Thaís Magalhães, Andréa Pavezzi, Luís Roberto B. Rosatti, Evandir Zanzarini, Wilson Ribeiro Jr., Hudson Colombo, Valmir Machado, José Roberto Barone, Andréa Cristina Moraes, Abílio P. de Campos Jr. Para início e acompanhamento das atividades de responsabilidade da Comissão Permanente de Controle de Perdas (C.P.C.P.), foi contratada a empresa B&B Engenharia, representada pelo Eng.° e diretor Eduardo R. Bulhões Filho. Também foram desenvolvidos Plano de Risco, Plano de Comunicação e Matriz de Responsabilidade, para que a Comissão pudesse seguir e alcançar seus objetivos. A partir de outubro de 2017 foi criada a Seção de Controle de Perdas, tendo como chefe de Seção Eng.ª Thaís Magalhães, que, a partir de então, ficou responsável pela continuidade do cronograma, de acordo com a Matriz de Responsabilidade. Para que haja uma conexão e comunicação constante entre os integrantes do grupo, são feitas reuniões mensais com todos os membros, contando com o acompanhamento da empresa B&B.

Para que o trabalho pudesse ser desenvolvido, uma série de atividades foram implantadas e, tendo em vista obter, ao longo do tempo seus objetivos, conta com informações vindas de praticamente todos os setores da Autarquia: Contas e cobrança, protocolo, Arrecadação, engenharia, manutenção, e assim por diante. Em adição, precisou-se um do conhecimento de boas técnicas de gestão, gerenciamento de projeto, bem como conhecimento a respeito da metodologia adotada da IWA (International Water Association) e gestão de Projetos, preconizado pelo PMI, mais bem descritos no item Metodologia deste relatório. O processo de setorização das áreas continuará até que todo o município de Pirassununga-SP esteja setorizado.

As atualizações de informação e conteúdo não param, é preciso muito estudo para que consigamos nos aperfeiçoar e trazer cada vez mais ideias para o desenvolvimento do trabalho. Este relatório apresenta os resultados das ações de Controle de Perdas feitas entre outubro/2017 a março/2018.

Autores: Thaís Magalhães; Eduardo Augusto Ribeiro Bulhões Filho; João Alex Baldovinotti; Marcus Cesar Sardinha Valsecchi e Gustavo Silva Pinto.

ÚLTIMOS ARTIGOS: