BIBLIOTECA

Caracterização morfométrica da bacia hidrográfica urbana do riacho das águas férreas em Maceió Alagoas

Resumo

O estudo da caracterização morfométrica de bacia hidrográfica é importante para determinar riscos ambientais e antrópicos e assim planejar e manejar o uso e ocupação do solo, para que não gerem impactos significativos e se conserve os recursos hídricos. O trabalho teve como objetivo fazer a caracterização morfométrica da bacia hidrográfica do Riacho das Águas Férreas, localizada na cidade de Maceió-AL. Foram utilizadas imagens geradas pelo ArcGIS 10.2, sendo possível traçar e obter os resultados pretendidos. Através destes, concluiu-se que a bacia em questão tem área de 3,99 km², seu canal principal 3,4 km e seu relevo tem declividade média de 2%. Possui formato alongado pendendo para circular e pouco risco de enchentes. Segundo o método de Strahler é de 4ª ordem, bem ramificada, e alta densidade de drenagem, segundo os parâmetros de Villela & Mattos (1975). Tem baixa sinuosidade e alta velocidade de escoamento. O presente trabalho configurou-se como de grande relevância por se tratar de contribuição para o mapeamento da bacia, sendo ainda necessário um estudo mais detalhado em mais pontos desta, como a declividade. No entanto, os dados obtidos subsidiarão posteriores pesquisas de planejamento e gestão na região hidrográfica, além de contribuir para a comunidade científica.

Introdução

Bacia hidrográfica, segundo Silva (1995), é um compartimento natural delimitado por divisores de água que drenam a água da chuva para um rio principal e seus afluentes. Porém, no meio urbano, sofre diversos impactos por conta da urbanização intensa. Por isso é necessário um estudo para que melhor se planeje o uso e ocupação bem como se preserve as áreas de mata ciliar e Áreas de Preservação Permanentes (APP).

Conforme Torres et al. (2007), a caracterização morfométrica é importante para identificar erosões hídricas após chuvas intensas, determinar área e comprimento de rede de drenagem e assim verificar problemas de enchentes ao longo do corpo hídrico. A falta do planejamento pode acarretar em impactos significativos no solo e nos recursos hídricos.

A bacia hidrográfica do Riacho das Águas Férreas está inserida na porção sudeste do município de Maceió (Alagoas) e abrange parte dos bairros de Jacarecica, Cruz das Almas, São Jorge, Barro Duro, Feitosa e Jacintinho, totalizando seis bairros (ALMEIDA, 2011). O Riacho das Águas Férreas nasce no nordeste da bacia, no bairro de Jacarecica e tem foz na praia no bairro de Cruz das Almas. Está inserida no meio urbano e por isso sofre consequências despejo de resíduos, lançamento de efluentes e supressão da mata ciliar.

Nesta perspectiva, este trabalho objetivou caracterizar a bacia hidrográfica do Riacho das Águas Férreas por índices morfométricos. Para tanto, foi necessário fazer mapeamento da área da bacia com o uso de Sistema de Informação Geográfica (SIG) e, por conseguinte, interpretar a natureza da bacia de acordo com os resultados dos índices morfométricos.

Assim, o trabalho encontra-se estruturado em três partes. A primeira apresenta os conceitos de bacia hidrográfica e bacia hidrográfica urbana, o detalhamento de suas características físicas (morfométricas) e sobre o Riacho das Águas Férreas, objeto de estudo deste trabalho. A segunda parte descreve os métodos utilizados para geração de mapas e dados e, por fim, na terceira parte são discutidos os resultados caracterizando a bacia estudada.

Autores: Andréa Cammila Palmeira Santos e Jaceguai Soares da Silva.

ÚLTIMOS ARTIGOS: