O estudo objetivou avaliar a composição de nutrientes do lixiviado da compostagem de esterco de cavalo e sobras de hortaliças de uma agroindústria de processamento mínimo e o potencial para a recuperação de nitrogênio amoniacal (NH4+) e potássio (K) na forma de estruvita em condições de laboratório.
Este trabalho, tem como objetivo remover eficientemente os poluentes orgânicos e inorgânicos de efluente de lixiviado proveniente de aterro sanitário.
O lixiviado de aterro sanitário é um efluente altamente tóxico, logo, na ausência de tratamento adequado podem causar impactos ambientais.
O presente trabalho apresenta como objetivo principal a avaliação da eficiência do sistema biológico no tratamento do lixiviado do Aterro de Seropédica/Rio de Janeiro.
Neste trabalho, a toxicidade de lixiviado de aterro sanitário (LAS), tratado pelo processo de eletrocoagulação (EC), foi avaliada utilizando bioindicadores.
Esta pesquisa buscou realizar o tratamento físico-químico por coagulação-floculação do lixiviado oriundo do Lixão de Cuiabá-MT, verificando a eficiência do coagulante hidróxido de cálcio.
Este trabalho objetivou avaliar a coagulação/floculação/sedimentação no pós-tratamento do lixiviado antigo do Aterro Sanitário Metropolitano de João Pessoa, Paraíba – Brasil, utilizando cloreto férrico como coagulante.
Os cientistas do Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO), órgão nacional para pesquisa na Austrália.
O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de um biorreator com membranas inoculado com levedura Saccharomyces cerevisiae (BRMLEV) no tratamento do lixiviado de aterro sanitário visando a remoção de compostos recalcitrantes e toxicidade.
O objetivo deste trabalho foi avaliar a sensibilidade de organismos aquáticos em relação ao amônio e ao cloreto.
O objetivo deste trabalho é avaliar a presença de desreguladores endócrinos que conferem atividade estrogênica, os estrogênios naturais 17β-estradiol (E2) e estriol (E3) e o estrogênio sintético 17α-etinilestradiol (EE2), no tratamento combinado de lixiviado de aterro sanitário com esgoto doméstico.
O objetivo principal deste trabalho é avaliar os impactos da adição de lixiviado no tratamento de esgoto, em reatores anaeróbios de manta de lodo tipo UASB em escala piloto.
Visando o tratamento de lixiviado de aterro sanitário, nesta pesquisa foi desenvolvido um estudo para a determinação das condições de partida de um reator de leito fluidizado.
O objetivo desse estudo foi avaliar o enriquecimento de biomassa anammox a partir de diferentes diluições de lixiviado maduro de aterro sanitário.
O presente trabalho objetivou realizar o tratamento do lixiviado do aterro sanitário de Maringá (Paraná), por meio da oxidação em água supercrítica, a fim de promover a melhoria de sua qualidade para seu enquadramento nos limites de lançamento de efluentes, impostos pelas legislações ambientais.
A presente pesquisa buscou avaliar a eficiência do processo de coagulação-floculação quanto à remoção dessa matéria orgânica presente em lixiviado pré-tratado biologicamente utilizando quitosana e sulfato de alumínio como coagulantes.
Os Reatores Biológicos Rotatórios (RBR) surgem como alternativa para o tratamento do efluente de aterros devido à simplicidade na manutenção e operação do equipamento, elevada eficiência na (…)
Esta pesquisa propõe a remoção da amônia presente no lixiviado por meio do processo físico-químico air stripping, que promove a transferência da amônia da fase líquida para gasosa. Para que não se contribua com a poluição atmosférica
A quantidade de resíduos sólidos gerados diariamente tem crescido de forma exponencial e acaba sendo um dos problemas mais preocupantes para a sociedade. O processo anaeróbio vem sendo bastante utilizado para tratar o resíduo sólido orgânico
O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho de um sistema de tratamento de lixiviado de aterro sanitário, em escala piloto, formado por três lagoas em série (L1, L2 e L3) seguidas por um filtro de pedras (FP).