Caldeira
No Brasil não há disponível estatística oficial sobre acidentes com vasos pressurizados, sejam estes, pequenos aquecedores de água instalados em …
Este presente projeto tem a finalidade de dimensionar e analisar economicamente a viabilidade do uso da energia solar fotovoltaica como fonte de energia para atender a central de água gelada de um shopping center, composta por (…)
Praticamente todas as caldeiras novas têm suas superfícies metálicas internas contaminadas por óleos, graxas, tintas e outros materiais que podem resultar do processo de fabricação do equipamento ou de sua proteção antes e durante a montagem.
Nos dias atuais, e cada vez mais, há uma preocupação com a produção e principalmente demanda de energia elétrica no mundo. No Brasil não poderia ser diferente e é muito importante a avaliação da demanda energética do “parque industrial” onde o cosumo de energia é intensivo. Desde a década de noventa, é permitivo aos autoprodutores de energia elétrica comercializar o excedente de energia gerada na planta industrial.
A bioeletricidade requer caldeira de alta pressão, que para funcionar adequadamente e sem riscos exige água ultrafiltrada. O setor de cana está investindo para obter a água certa para produzir luz.
Neste trabalho apresentamos formas de controlar e melhorar a eficiência das centrais de “utilidades”, onde são geradas os mais diferentes tipos de energia, com ênfase na energia elétrica a partir do vapor de água.
Uma operação bastante comum na indústria é a geração de vapor, normalmente utilizado para a produção de trabalho mecânico em turbinas (vapor superaquecido) ou em processos de aquecimento, nos quais se emprega o vapor saturado. Independentemente de sua utilização, a qualidade do vapor nessas operações é fundamental, sendo dependente de um correto dimensionamento das linhas de distribuição, purgadores, válvulas, acessórios e, principalmente, de uma boa qualidade da água utilizada para gerar este vapor.