BIBLIOTECA

Dimensionamento de um sistema solar fotovoltaico aplicado à central de água gelada de um shopping center

Resumo: Este presente projeto tem a finalidade de dimensionar e analisar economicamente a viabilidade do uso da energia solar fotovoltaica como fonte de energia para atender a central de água gelada de um shopping center, composta por chillers, torres de resfriamento e bombas primárias, secundárias e de condensação. As fontes de energia renováveis vêm se inserindo em diversas áreas da indústria e do comércio, além de residências em todo o mundo durante as últimas décadas. Sendo assim, neste trabalho foi analisado a área disponível, a radiação solar incidente e a demanda de consumo do sistema de refrigeração do empreendimento, também foi realizado o dimensionamento dos principais equipamentos necessários para o sistema energético solar e a estimativa do custo total de todo o conjunto. Ademais, foram utilizadas as ferramentas de simulação Retscreen 4 e System Advisor Model para validação dos resultados obtidos no projeto. Por fim, o estudo de viabilidade econômica foi elaborado com análises de payback e VPL para avaliar a atratividade da perspectiva do investidor.

Introdução: A demanda do consumo de energia cresce acompanhando o desenvolvimento da humanidade, essa condição esteve presente durante toda a nossa sociedade e é claramente verificada pela evolução de nossas máquinas, como a máquina a vapor, automóveis e turbinas a gás, que hoje fornecem grande quantidade de energia para atender as nossas necessidades. Devido ao elevado poder calorífico dos combustíveis fósseis e sua abundância no passado, essa foi a fonte de energia em que se estruturam os países para o seu crescimento. A grande questão dessa escolha nos dias atuais são as seguintes: os riscos ambientais causados pela queima dos combustíveis e a esgotabilidade das reservas que nos dias atuais orientam os estudos para novas formas de obtenção de recursos energéticos. A diversificação da matriz energética possibilita o uso de fontes renováveis que são totalmente disponíveis na natureza, como o vento, o sol, o oceano, dentre outros. A energia originada do sol possui um grande potencial teórico por causa da sua infinidade dentro da escala humana e a possibilidade de instalação perto da unidade consumidora. Do lado negativo dessa fonte está sua intermitência, a baixa densidade energética e a necessidade de fontes de armazenamento. Apesar do crescimento de renováveis, a participação de eletricidade a partir de combustíveis fósseis não tem variado muito. O mix de geração de eletricidade mundial em 2014 permaneceu dominado pelos combustíveis fósseis (59%), principalmente carvão e gás como mostra a (…)

Autor: Thomás Arévalo Louzada.

Leia o estudo completo: dimensionamento-de-um-sistema-solar-fotovoltaico-aplicado-a-central-de-agua-gelada-de-um-shopping-center