BIBLIOTECA

Hidrólise ácida, alcalina e enzimática

A hidrólise é uma reação química em meio aquoso, em que a água sofre dupla decomposição em um composto, e é um processo que geralmente se mostra eficiente na solubilização de proteínas. (…)

Produção biotecnológica de butanol

O biobutanol apresenta características muito próximas à gasolina, logo não seriam necessárias quaisquer modificações nos motores e, além disso, revela-se como um combustível ambientalmente sustentável. Entretanto, (…)

Quantificação da vulnerabilidade natural à contaminação das águas subterrâneas da sub-bacia hidrográfica Jacaré-Pepira/SP

O objetivo deste trabalho foi aplicar o método DRASTIC para quantificação da vulnerabilidade intrínseca das águas subterrâneas armazenadas nos aquíferos livres presentes na Sub-Bacia Hidrográfica Jacaré-Pepira (componente da UGHRI-13). Para o método DRASTIC Padrão foi encontrada vulnerabilidade 48,96% Moderada, 44,14% Baixa e 6,90% Alta (não ocorrendo Vulnerabilidade Muito Alta).

Geotecnologias na determinação da vulnerabilidade à ocorrência de vazamentos em redes de abastecimento de água

Pretendeu-se com este trabalho elaborar cartas de vulnerabilidade para o Município de Guarulhos, visando elaborar um mapa que identifique áreas vulneráveis à ocorrência de vazamentos de água e auxiliar companhias de saneamento na definição de áreas prioritárias para o controle de vazamentos, bem como acidentes geológicos induzidos por estes. Os mapas foram elaborados pela metodologia de álgebra desenvolvida em ambiente SIG, através da definição de fatores desencadeantes e seus respectivos pesos conforme a influência na deflagração dos eventos estudados.

Avaliação de uma estação compacta de tratamento de esgoto sanitário composta por reator UASB – biofiltro aerado submerso

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a eficiência de tal sistema e realizar seu acompanhamento operacional, e através dos resultados obtidos apresentar diretrizes para sua melhor operação, proporcionando um efluente final de melhor qualidade. Este acompanhamento foi realizado através de análises físico-químicas com duração de 16 semanas e foram feitas coletas semanais de cada etapa do tratamento e coletas mensais do perfil de lodo do reator UASB.

Água residuária de laticínio em co-digestão com dejetos de bovinos leiteiros

Objetivou-se avaliar o efeito da co-digestão de água residuária de laticínio com dejetos bovinos em biodigestores do tipo batelada e contínuo sobre a produção de biogás e biofertilizante. O experimento foi dividido em duas fases. A primeira fase desenvolvida com biodigestores batelada e a segunda subdividida em dois períodos com biodigestores contínuos.

Crescimento e produção de tomate cereja em sistema hidropônico com rejeito de dessalinização

O objetivo desta pesquisa foi avaliar a resposta do tomate cereja (Lycopersicon esculentum L., cv. Samambaia) sob quatro níveis de salinidade da solução nutritiva com adição de rejeito salino em sistema de produção hidropônico. As plantas de tomate foram cultivadas em vasos com substrato de fibra de coco e irrigadas com soluções nutritivas preparadas com água de abastecimento e com águas salinas preparadas diluindo-se água de rejeito coletado em um dessalinizador a 75%; 50% e 25% e 0%, correspondendo à condutividades elétricas de 2,1; 3,55; 4,88, 6,02 e 6,96 dS m-1, respectivamente.

Caracterização hidrofaciológica e monitoramento dos níveis d´água no sistema aquífero guarani na cidade de Araraquara (SP)

O presente trabalho teve como objetivo a caracterização do arcabouço hidroestratigráfico do SAG na cidade de Araraquara, bem como a avaliação do rebaixamento dos níveis d’água no aquífero, decorrente da extração atual, por meio do monitoramento contínuo dos níveis d’água em poço tubular abandonado. Na área de estudo foram reconhecidas três formações geológicas: Formação Pirambóia; Formação Botucatu e a Formação Serra Geral. No SAG foram caracterizadas quatro hidrofácies: A, B e C, que representam a Formação Pirambóia e D constituída pela Formação Botucatu.

Uso da água residuária da suinocultura no cultivo do capim-Braquiária

Objetivou-se com este trabalho avaliar a produção de forragem e acúmulo de raízes em Brachiaria decumbens cv. Basilisk com o uso da água residuária de suínos como fertilizante. O experimento foi conduzido em casa de vegetação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba. Vasos com volume de 6 dm-3 foram utilizados como unidades experimentais, utilizou-se o delineamento em blocos casualizados com quatro repetições.

Dimensionamento e Análise Térmica de um Dessalinizador Solar Híbrido

Neste trabalho apresentamos o dimensionamento e análise de um Dessalinizador solar híbrido, constituído de um coletor solar plano para aquecimento de água salobra ou salgada em até 70ºC e um trocador de calor (evaporador + condensador) que recebe a água pré- aquecida do coletor solar e eleva a sua temperatura ao ponto de ebulição, devido a quantidade de calor emitido por uma resistência elétrica de 3.0 Ohms e alimentado por 20(vinte) módulos fotovoltaicos ligados em série e paralelo (associação mista), responsáveis por 1200W de potência.

Era do carvão chegou ao fim

Nos últimos anos, 49 empresas carboníferas pediram falência em todo o mundo. Em abril passado foi a vez da líder global deste mercado, a Peabody Energy, seguir o mesmo caminho. Não se trata apenas de falências empresariais ou de um solavanco econômico : estes são os sinais mais claros de que estamos vivendo o fim de uma era. A era do carvão chegou ao fim.

Utilização do processo foto-fenton induzido com ferrioxalato no tratamento de efluentes têxteis

Neste trabalho apresenta-se o estudo da remoção de poluentes de um efluente têxtil utilizando-se a reação foto-Fenton induzida com ferrioxalato. As reações foram realizadas em sistema batelada em béqueres sob agitador magnético, adequados em uma câmara com revestimento interno em aço inox, equipada com lâmpadas de vapor de mercúrio sem o bulbo original. O efluente têxtil, proveniente da etapa de tingimento da malha de algodão, foi coletado em uma tinturaria localizada na região noroeste do Paraná. Os principais corantes presentes foram Azul Procion HEGN e Vermelho Procion HE7B.