BIBLIOTECA

Comparativo de métodos de medição de rendimento de bombas termodinâmico e convencional – Case Crat Interlagos

Resumo

A Unidade de Negócios Metropolitana Sul (MS) trabalha incessantemente na busca de tecnologias e ações visando otimizar a operação dos sistemas de bombeamento de água e esgoto, os maiores consumidores de energia da Sabesp, contribuindo assim para a redução do consumo de forma sustentável e inteligente com o uso racional de energia.

O “Método de Medição Termodinâmica”, é um método utilizado eficazmente em um case de sucesso na “Estação Elevatória com Centro de Reservação de Água Tratada (CRAT) Interlagos”, sistema responsável pelo abastecimento de mais de 800 mil pessoas na região Sul da cidade de São Paulo.

O “Método de Medição Termodinâmico” é um clássico sistema para determinar o rendimento em máquinas operacionais que, atrelado à moderna instrumentação analítica cuja precisão é de mais de 99%, contribuiu para leituras rápidas, confiáveis e que não impactaram a operação do sistema.

O estudo foi mais uma ação para a redução nos gastos com energia, avaliamos uma estação que possui grupos de grande porte e poderiam nos demonstrar com mais detalhes a metodologia empregada, e a replicabilidade em outros locais da MS.

As ações sugeridas consistem na reforma, na troca dos equipamentos ou apenas mudanças na regra operacional dos conjuntos atualmente instalados. As leituras obtidas por este método, complementadas por estudos adicionais, possibilitaram aos gestores técnicos definirem que num primeiro momento sem nenhum investimento, apenas a mudança de regra operacional contribuiria para reduzir o custo operacional da estação em 2,5% referente ao consumo específico de energia elétrica (kWh/m³), num segundo momento, iremos reformar um dos conjuntos motobomba, visando elevar o seu rendimento para padrões de fabricação.

Introdução

A SABESP é uma empresa de economia a mista e capital aberto que tem como principal acionista o Governo do Estado de São Paulo. A empresa atua como concessionária de serviços sanitários municipais. Seu objetivo é atender às necessidades de saneamento ambiental: planejar, executar e operar sistemas de água potável, esgotos e efluentes industriais, melhorando a qualidade de vida da população e preservando o meio ambiente, além de buscar rentabilidade aos seus acionistas.

A MS, Unidade de negócio Sul, atua em mais de 350 instalações, dentre elas: 148 Elevatórias de Esgoto, 108 Boosteres, 15 poços, 14 Centros de Reservação, 17 Elevatórias de Água, 4 Estações de Tratamento e outras, somando um consumo médio mensal de 5,58 GWh (Giga Watt Hora) à um custo médio de 2,65 milhões mês, por ano em torno de 31,8 milhões ano. Sendo a segunda maior despesa da UN, estamos sempre em busca constante por uma melhor eficiência energética de nossas instalações operacionais, neste contexto a medição da curva de rendimento dos conjuntos moto-bomba é primordial para uma tomada de decisão buscando a redução no custo operacional de nossas estações de bombeamento.

ÚLTIMOS ARTIGOS: