BIBLIOTECA

Duas plantas de dessalinização completas que funcionam lado a lado: resultados e comparação da tecnologia convencional versus nova tecnologia

Este artigo mostra os resultados de duas plantas de dessalinização operando lado a lado, com uma comparação entre diferentes aspectos de dos dois sistemas.

Uma das plantas de dessalinização (Planta # 1) consiste em um tratamento convencional, e a segunda e mais nova planta (Planta # 2) de novas tecnologias para a produção de água desmineralizada com menos de 0,1 microS/cm, usada para reduzir o NOx em uma turbina de geração de energia e para produção de vapor para cogeração. Ambas as plantas operavam simultaneamente, portanto, os resultados e a comparação são mais confiáveis.

A comparação é focada no pré-tratamento, nos dispositivos de recuperação de energia e no estágio de polimento. Os aspectos incluídos na comparação são o custo operacional (com maior foco no consumo de energia e limpeza química), além de outros aspectos mais difíceis de quantificar, como a disponibilidade do sistema, robustez e mão de obra.

Custo operacional

O custo operacional total da nova planta foi reduzido em aproximadamente 45%, principalmente associado a uma redução no consumo de energia devido à maior eficiência do novo dispositivo de recuperação de energia. A frequência de limpeza química e substituição das membranas de RO foi drasticamente reduzida: nenhuma limpeza química de SWRO foi feita após 20 meses de operação, e nenhuma membrana foi substituída ou está por ser substituída no futuro próximo. Quando comparado com a frequência de limpeza da planta antiga (uma vez/duas vezes por mês), o resultado não é apenas a maior disponibilidade do equipamento para produção de água DEMI, mas também uma redução significativa no custo dos produtos químicos utilizados na limpeza. Finalmente, uma melhoria importante da planta # 2 está associada à seleção de uma segunda etapa RO e CEDI como etapas de polimento, com falta de regeneração que se traduz também em economias importantes assim como uma operação mais simples.

dessalinizacao

dessalinizacao