BIBLIOTECA
Saúde em piscinas / Água-qualidade química
A qualidade da água é a face visível da concepção e funcionamento de uma piscina. A análise química pode reflectir falhas nos processos operativos e alertar para a presença de substâncias indesejáveis susceptíveis de provocar efeitos nocivos na saúde, por ingestão, inalação ou contacto.
Determinação da Alcalinidade
A alcalinidade da água é representada pela presença dos íons hidróxido, carbonato e bicarbonato.A importância do conhecimento das concentrações deste íon permite a definição de […]
Determinação de pH
A derteminação da turbidez pelo método nefelométrico, é adotado nas atividades de controle de poluição da água e de verificação do parâmetro físico nas águas consideradas potáveis.
Determinação de Cloretos
O conhecimento do teor de cloretos das águas tem por finalidade obter informações sobre o seu grau de mineralização ou indícios de poluição, como esgotos domésticos e resíduos industriais.
Determinação da Acidez
Acidez total representa o teor de dióxido de carbono livre, de ácidos minerais, de ácidos orgânicos e sais ácidos fortes, os quais na hidrolise produzem íons de hidrogênio para a solução.[…]
Determinação do Oxigênio Consumido
A determinação do oxigênio Consumido (OC) fornece a quantidade de material orgânico, que é oxidável nas condições impostas durante o ensaio.
Determinação da Demanda Química de Oxigênio (DQO)
A DQO se baseia no fato de alguns compostos orgânicos, são oxidados por agentes químicos oxidantes considerados fortes, como por exemplo, o K2Cr2O7 (bicromato de potássio) em meio ácido, sendo o resultado final desta oxidação o dióxido de carbono e água. É quantidade de O2 necessária para a oxidação da matéria orgânica através de um agente químico.