BIBLIOTECA

Sistemas de Flotação

O processo de flotação é utilizado para separar partículas sólidas e/ou líquidas presentes numa fase líquida. O flotador por ar dissolvido pode ser usado como pré-tratamento para sistemas secundários, biológicos ou como tratamento final, para a redução de DBO, DQO, óleos, graxas e sólidos suspensos.

Vantagens

– Pequenas áreas de instalação devido a altas taxas de operação na qual o sistema trabalha

– Baixo consumo de energia, devido ao fato de não ser necessária a utilização de compressor de ar para fornecimento do ar para o tanque de pressão.

– O sistema permite a operação intermitente, sem prejuízo na qualidade do efluente tratado.

– Menor geração de lodo devido à eficiência de adensamento do sistema

– Alto rendimento na remoção de carga orgânica, óleos, graxas e sólidos suspensos.

O sistema de flotação por ar dissolvido se baseia no contato e na aderência das micro-bolhas de ar com as partículas do efluente, diminuindo sua densidade e promovendo seu arraste para a superfície líquida do tanque. O efluente bruto recalcado entra no Misturador Hidráulico onde receberá as soluções de produtos químicos tais solução de correção de pH, coagulante e floculante para a floculação do material em suspensão coloidal. O efluente floculado entra no Flotador por ar dissolvido. As micro-bolhas formadas em tanque de pressão carregarão a matéria em suspensão para a superfície, onde será raspado por removedor de flotado. O removedor superficial enviará o flotado removido para caixa de escuma e posteriormente ao tanque de flotado para posterior reaproveitamento e/ou disposição final.

O Sistema de Flotação pode ser do tipo físico ou físico-químico, o que difere um do outro, quanto a operação, é que no físico-químico faz se a adição de produtos químicos.

Aplicação:

Eficiência comprovada em inúmeras áreas tais como:

– Frigoríficos

– Abatedouros

– Laticínios

– Refinarias de óleo vegetal

– Indústrias de Bebidas

– Indústria Beneficiadora de fumo

– Indústrias Alimentícias em Geral

Sistemas:

CIRCULAR ou RETANGULAR

Vazões:

A partir de 5,0 m³/h até 300 m³/h.

Para maiores informações, acesse: