BIBLIOTECA

Verão reforça necessidade de água de qualidade

por Marco Antônio Simon

Verão lembra férias, praia, sol, sorvete – e muita água. Em meio a essa festa, é preciso ficar alerta: a estação do ano é a mais propícia para contaminações e doenças transmitidas pela água, uma vez que o calor facilita a proliferação de vírus e bactérias.

Segundo informações divulgadas na imprensa, hospitais em São Paulo e no Rio de Janeiro tiveram acréscimo entre 30 e 50% nos casos de diarréia e vômitos no verão 2010, situação que tem entre as principais causas, o consumo de água contaminada.

A questão da qualidade da água é tão séria, que a ONU divulgou também em 2010 um dado alarmante: mais pessoas morrem hoje por causa de água poluída e contaminada, do que por todas as formas de violência, inclusive as guerras. Os casos de diarréia provocados por água contaminada matam cerca de 2,2 milhões de pessoas ao ano, e mais da metade dos leitos de hospital no mundo é ocupada por pessoas com doenças ligadas à água contaminada. Ainda segundo o relatório, a água de má qualidade mata 1,8 milhão de crianças com menos de 5 anos anualmente.

Atenta a essa questão, a house agency Eurocom desenvolveu uma campanha especial para o verão, com a chamada “É verão e a saúde da água pede passagem – por um Europa, naturalmente”, como forma de chamar a atenção para a necessidade do consumo de água de qualidade.

Pioneira em certificação

Líder de mercado há mais de 26 anos, a marca Europa sempre teve a preocupação de proporcionar ao consumidor aparelhos seguros e confiáveis. Em 2002, foi a primeira empresa do setor a obter, de forma voluntária, o Selo Eficiência Microbiológica Inmetro/Inor, que atestava a eliminação de bactérias, coliformes fecais e totais nos purificadores Europa com os sistemas de tratamento HF e UV Light System.

Os sistemas de purificação empregados pelo Europa são indicados para água previamente tratada e utilizam modernas tecnologias reconhecidas internacionalmente como o Hollow Fibre, fibra oca que não deixa passar bactérias por possuir mais de 400 bilhões de microfuros com 0,3 mícron, número 250 vezes menor que o diâmetro de um fio de cabelo – a menor bactéria conhecida pelo homem, que possa contaminar a água, é superior a 0,3 mícron; e UV Light System, que promove a desinfecção da água em câmara especial por ação de luz ultravioleta, que elimina as bactérias.

Os sistemas HF e UV Light System complementam o processo SNTA – Sistema Natural de Tratamento de Água, presente em todos os purificadores Europa.

O SNTA utiliza substâncias naturais como quartzo, dolomita e carvão ativado nas fases de pré-filtragem, filtragem e purificação da água, eliminando impurezas, odores, sabores desagradáveis e reduzindo quase na totalidade os níveis de cloro no momento do consumo.

Somente em 31 de dezembro de 2010, passou a ser obrigatória aos fabricantes a certificação com o Selo Inmetro com base nas normas NBR 14908:2004 (aparelhos por pressão) e NBR 15176:2004 (aparelhos por gravidade), padrão de qualidade comprovado nos purificadores Europa desde 2004, quando teve início o novo processo de certificação ainda na fase voluntária. O Europa fez parte do primeiro grupo de empresas a receber o Selo Inmetro, presente em todos os purificadores da marca, sendo a empresa do setor com o maior número de produtos certificados, abrangendo 30 modelos entre aparelhos com fornecimento de água na temperatura natural ou também com a comodidade de fornecimento de água gelada, os preferidos no verão.

Qualidade total

Além da preocupação em certificar os sistemas de tratamento empregados pela marca, o Europa também atesta a qualidade da fabricação dos produtos com a ISO 9001:2008 através da Brasfilter, fabricante dos produtos Europa. Para garantir a qualidade, a Brasfilter verifica cada aparelho individualmente em cada uma das etapas da produção, ao invés de utilizar verificação por amostragem apenas no produto final. Além da avaliação dos operadores, todos os produtos também são checados por máquinas eletroeletrônicas e pneumáticas, entre dispositivos importados e produzidos internamente, otimizando a produção.

“São apenas alguns dos motivos que tornam nossos produtos diferenciados”, explica Antônio Carlos Camargo, Diretor Industrial da Brasfilter. “A qualidade dos purificadores Europa está em muitas coisas que o consumidor não vê, mas percebe. Independente das normas governamentais, sempre investimos em matérias-primas de primeira linha, tecnologia e certificações de qualidade, para que nossos clientes tenham a certeza de possuir produtos seguros e que garantem água de qualidade para toda a família, em qualquer estação do ano”.

http://meiofiltrante.com.br/

SAC Europa
Grande São Paulo – (11) 3017-8400
Demais localidades – 0800-131413
www.europa.com.br