NOTÍCIAS

SuperBAC, as bactérias “do bem” de R$ 1,3 bilhão

Nos anos 90, Luiz Chacon procurou a direção da fabricante da Lacta, oferecendo o uso de bactérias como solução para um problema na linha de produção. “Tá louco!”, foi o que ouviu. “Como colocar bactérias no processo de produção de chocolates?”. Após um piloto, ele ouviu dos mesmos executivos: “Monte uma empresa que nós compramos de você”.

Ações de saneamento – Evento em Minas Gerais reúne poder público e a sociedade civil para debater ações até 2041

O evento teve as participações do governador Romeu Zema (Novo) e da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Carvalho de Melo. A Cobrape, responsável pela elaboração do Plano, foi representada pelo gerente da filial em Belo Horizonte, o arquiteto Rafael Decina Arantes e da coordenadora de contratos Raissa Vitareli.

Como melhorar a qualidade da água de sua produção

A maioria das grandes empresas trabalham com poços artesianos em sua produção para agilizar processos e diminuir custos. Estes poços são ligados ao lençol freático ou aquíferos, sendo comum a presença de substâncias que podem afetar a qualidade da água captada, como sólidos em suspensão, ferro, manganês, magnésio, cálcio e muito mais.

Uso da água no agronegócio é solução para a produção

Quando o assunto é água, o Pará pode ser considerado divinamente privilegiado. Três bacias hidrográficas, entre elas a maior do planeta, passam em diferentes regiões do Estado. A Bacia Amazônica possui 20% de toda água doce da Terra, a Araguaia-Tocantins é a maior bacia totalmente brasileira e a bacia Atlântico Nordeste Ocidental, com sua vazão de 2.514 m³/s, é de fundamental importância, atendendo a cerca de 5,3 milhões de brasileiros.

Patógenos resistentes a medicamentos na água podem gerar outra pandemia?

As pessoas ao redor do mundo estão, sem conhecimento, sendo expostas à água contaminada com antibióticos, o que pode dar início ao surgimento de patógenos resistentes a medicamentos e potencialmente alavancar outra pandemia global, segundo um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Vinhaça e cinzas viram fertilizante em canaviais

Em um momento de escassez de fertilizantes por causa da guerra na Ucrânia e de preços do adubo disponível nas alturas, algumas usinas de cana estão encontrando em soluções caseiras uma forma de reduzir o impacto da crise sobre custos e produção.

Água ganha status de ativo nos investimentos e iguala-se ao petróleo

O drama humano é gigantesco. Segundo a ONU, cerca de 2,2 bilhões de pessoas não têm acesso a água potável certificada, 30% da população mundial. EUA, China e Índia sofrem com a diminuição de seus lençóis freáticos. No Brasil, perdemos 20% de superfície hídrica. Agora, os reservatórios estão abastecidos pelo verão chuvoso, mas o cenário é de incertezas.

Dessalinização e reúso são debatidos no Congresso Internacional ALADYR Brasil 2022

A ALADYR, reuniu importantes e renomados nomes do setor para promover a dessalinização da água do mar e o reúso da água, permitindo assim a independência das condições climáticas e preservando nossos recursos hídricos para uma utilização consciente da água, em concordância com as boas práticas de desenvolvimento sustentável.

Ambicioso projeto ambiental que atraiu Arminio e João Moreira Salles

Um grupo de grandes investidores, pesquisadores renomados de biodiversidade e economistas criou uma empresa para implantar o maior projeto de restauração de áreas degradadas do país. A re.green nasce com capital inicial de R$ 389 milhões e o objetivo pioneiro de restaurar 1 milhão de hectares de Mata Atlântica e floresta amazônica.

Aquapolo abre as apresentações técnicas da Aladyr 2022

“A utilização de monocloramina para controle microbiológico na osmose reversa no sistema de reuso no Aquapolo Ambiental” foi a apresentação técnica que abriu o Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reúso de Água (Aladyr), em São Paulo.

Vale produz areia sustentável para pavimentação asfáltica

Areia produzida a partir do reaproveitamento do rejeito de minério de ferro nas operações da mineradora Vale em Itabira (MG) pode ser usada no revestimento de estradas, com benefícios ambientais e econômicos. Essa é a conclusão de estudo desenvolvido nos últimos cinco anos pela Vale, em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) do campus Itabira.

Aeroporto internacional de BH recebe certificação por uso de energia 100% limpa

A certificação  comprova que o consumo foi realizado por meio de hidrelétrica, o que contribuiu para que fosse energia limpa e segura. Essa atenção do terminal às práticas ambientais vai de encontro aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à produção de energia e à preservação do meio ambiente.

Água: bem precioso e fonte de vida

Dois átomos de hidrogênio, cada qual individualmente ligado a um átomo de oxigênio. Peso atômico 18, tamanho 27,5 Angströms – algo como 0,000000257 cm. Não, esta não é uma aula de química ou física, mas o começo de uma reflexão sobre o bem mais precioso da humanidade: a água.

Reúso de efluentes industriais: como funciona

Existem inúmeras possibilidades de empregar a tecnologia de reúso de efluentes industriais para remover as impurezas e reaproveitar a água de forma segura, poupando um recurso que se encontra cada vez mais escasso.

Economia circular e planejamento hidrológico

Extrapolando o princípio da hierarquia de resíduos estabelecido na Diretiva-Quadro de Resíduos da UE para o setor da água, a promoção da economia circular no ciclo da água passaria, em primeiro lugar, pela prevenção, a reutilização da água de reuso e a recuperação de energia e de resíduos.