NOTÍCIAS

Biosis remove lodo de forma automática das ETA’s

Biosis remove lodo de forma automática –  A BIOSIS está em busca constante por inovações no mercado de saneamento, entregando experiências excepcionais para os profissionais do setor enquanto preserva o meio ambiente e seus recursos hídricos.

No cenário de busca contínua por inovações, a BIOSIS identificou necessidades urgentes dentro das Estações de Tratamento de Água em todo Brasil para solucionar

Biosis remove lodo

Foto Divulgação BIOSIS ( Biosis remove lodo de forma automática das ETA’s)

Ausência de Sustentabilidade nas ETA’s

Foi constatado que muitas ETA’s contam com um processo de limpeza manual, colocando seus funcionários em contato direto com o lodo diluído (que contém material orgânico e químico).

Biosis remove lodo

Para realizar esta ação, é necessário esvaziar completamente o tanque, perdendo milhões de litros de água tratada durante o ano. Esta parada técnica, interrompe ou raciona o fornecimento da água durante sua execução, gerando diversos prejuízos.

Desenvolvimento de Nova Tecnologia

A união da alta engenharia com um time extremamente qualificado, possibilitou que a Biosis disponibilizasse um equipamento sem precedentes.

O Removedor de Lodo Submerso da Biosis, tem a capacidade aproximada de remoção de 35 mil litros de lodo por hora sem a necessidade de contato humano durante a operação.

Seu funcionamento é totalmente automático, tornando possível elevar a qualidade da água, economizar recursos (elétricos, financeiros, operacionais, hídricos), tudo isso, sem esvaziar o tanque, mantendo sua estabilidade de distribuição para a população.


LEIA TAMBÉM: BIOSIS DIVULGA VÍDEO DE DIFUSORES SEM MANUTENÇÃO E RESULTADO SURPREENDE ENGENHEIROS


 

Como Funciona?

O Removedor de Lodo Submerso da Biosis funciona submerso por aspiração, contendo sifões coletores, dispostos horizontalmente próximos ao fundo do tanque, movimentando-se num percurso de vai-e-vem, continuamente, apoiado em guias tubulares.

O Sistema de acionamento do Removedor de Lodo Submerso, é composto de motor e redutor de velocidade, localizados no piso da operação do decantador, do lado de entrada de água floculenta. São utilizados cabos de acionamento e roldanas para sua movimentação.

A velocidade de movimentação pode ser ajustada, pelo controle de rotação do motor elétrico.

O painel elétrico contém CLP (Controle Lógico Programável) para obter a eficiência na retirada de lodo, ajustando-se sua vazão e concentração.

O Removedor de Lodo Submerso permite a limpeza abaixo dos módulos tubulares, tendo fácil e preciso controle da vazão e concentração de lodo sifonado, através do ajuste da sua velocidade de deslocamento e, da abertura da válvula de saída de lodo.

Fonte: Biosis


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: UFRN CRIA SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL PARA TRATAMENTO DE ÁGUA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ANA COMPARTILHA COM AS NAÇÕES UNIDAS A SITUAÇÃO DO BRASIL NA IMPLEMENTAÇÃO DE FERRAMENTA DE GESTÃO DAS METAS DO ODS 6