NOTÍCIAS

Veolia Water Technologies lança “The Barrel ™

Veolia Water Technologies lança “The Barrel ™ – Seguro, Compacto, Digital: O BarrelTM é um divisor de águas, uma tecnologia compacta e inovadora para dessalinização de água do mar.

A dessalinização de água do mar representa um desafio devido aos espaços necessários para a instalação dos equipamentos. A demanda por água potável está crescendo, enquanto que a disponibilidade dos mananciais está diminuindo Atender à necessidade da população e das indústrias, com custos de água mais baixos, exige investir no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções mais inteligentes

Veolia Water Technologies lança “The Barrel ™

Foto Divulgação Veolia Technologies (Veolia Water Technologies lança “The Barrel ™)

 

O sistema Barrel oferece

  • Qualidade: Produção confiável com elevada qualidade de água e com menor custo operacional..
  • Segurança: Sistemas de alta pressão com unidades de dessalinização por membranas de osmose reversa inseridas em tanque compacto para maior segurança operacional.
  • Compacidade: Os sistemas de dessalinização geralmente são instalados próximos ao mar , onde os espaços disponíveis são reduzidos. Uma planta compacta também se traduz em menor CAPEX.
  • Digitalização: A informação digital é fundamental para sistemas de dessalinização, com a grande vantagem de permitir a conexão “on line” para o monitoramento, para diagnóstico e para recomendações operacionais , de forma a atuar preventivamente nas membranas de osmose reversa.
    O Barrel TM é um sistema de elementos de osmose reversa que permite a instalação das membranas em uma forma similar aos vasos de pressão convencionais, porém com arranjo dentro de um tanque cilíndrico horizontal, otimizando espaços e reduzindo o investimento na instalação (CAPEX)

Construído em aço carbono com revestimento de alta resistência, o BarrelTM é um grande vaso projetado para suportar a elevadas pressões exigidas no processo de osmose reversa de água do mar.. O casco é um vaso cilíndrico horizontal construído dentro do padrão ASME , enquanto o interior é revestido com tinta especial à base de epóxi, desenvolvida especialmente para aplicações de água do mar.

Foto Divulgação Veolia Technologies (Veolia Water Technologies lança “The Barrel ™)

No interior, uma estrutura em favo de mel construída com uma resina especial , abriga as membranas de osmose reversa de 8 polegadas dentro do padrão para água do mar . Cada elemento de osmose reversa é facilmente inserido através de entradas dedicadas em ambas as extremidades do vaso O permeado de baixa pressão é coletado e direcionado para fora do vaso e segue para um tanque de coleta.

O design do BarrelTM reduz drasticamente o número de conexões de alta pressão, o que significa que os operadores estão menos expostos aos riscos durante as fases de manutenção e operação, aumentando a segurança no local. O sistema é seguro e menos propenso a processos de corrosão.

Um produto modular

Módulos de resina hexagonais formam uma estrutura de favo de mel dentro do sistema. Cada módulo é um pacote de 7 tubos que podem produzir 800 m3/dia de água dessalinizada. Cada tubo abriga 7 a 8 elementos de osmose reversa em série.

Graças ao seu design modular, o Barrel está disponível em diferentes capacidades que variam de 800 m3/dia a 50.000 m3/dia em sua maior configuração de versão dupla.

O BarrelTM possui um sistema “plug & play”. O vaso de pressão de aço carbono é fabricado e testado fora do local antes de ser entregue como um único elemento da planta. Sua instalação no local é inspirada em grandes evaporadores de usinas de dessalinização térmica. Essa abordagem garante cronogramas rápidos para projetos e permite a produção local em curto espaço de tempo.

O BarrelTM é entregue no local como elementos copactos e requer apenas 2 conexões de tubulação de alta pressão na entrada de água do mar e na saída de salmoura concentrada. As tubulações de entrada em aço carbono são revestidas com uma cobertura especial , evitando materiais específicos e custosos como o super duplex.. O permeado é coletado em cada extremidade do BarrelTM.
Os elementos de membrana são inseridos dentro do vaso do Barrel, através de aberturas dedicadas para possibilitar a posterior remoção.

 


 

LEIA TAMBÉM: TECNOLOGIA SIRION™ DA VEOLIA E A DESSALINIZAÇÃO DA ÁGUA DO MAR


Um design compacto

O BarrelTM permite uma redução de até 25% na área ocupada em comparação com a tecnologia convencional de osmose reversa em skids. Sendo uma tecnologia ao ar livre, nenhuma edificação é necessária.

A temperatura de operação das membranas de osmose reversa é constantemente monitorada para garantir as recomendações dos fabricantes das membranas.

Economia de energia significativa

O BarrelTM proporciona uma redução no consumo elétrico na a faixa de 0,05 kWh/m3 de água permeada produzida, trazendo um valor considerável no caso de projetos de elevadas vazões.

Para ter um feedback permanente sobre cada condição de membrana, conectores inteligentes são instalados dentro do tubo de permeado, próximo aos interconectores padrão, na fase de carregamento das membranas.

Esses dispositivos se comunicam com antenas embutidas na estrutura da resina e fornecem o sistema de monitoramento de condutividade local e da temperatura do permeado , criando um mapeamento completo da rede de permeados do BarrelTM.

Em poucas palavras, conheça os benefícios do Barrel

  • Fácil operação
  • Economia de CAPEX
  • Economia de OPEX
  • Cronograma de Projeto Acelerado
  • Baixa pegada carbono
  • Modular a partir de 800m3/d por unidade
  • Monitoramento “online”
  • Plug and Play

O conector inteligente é um produto independente

Transforma o BarrelTM de um simples arranjo mecânico de membranas em um dispositivo de processo digital, proporcionando o monitoramento no desempenho de cada elemento de membrana.

O conector inteligente também está disponível para uso com tecnologias de osmose reversa convencionais

O BarrelTM leva o mercado de dessalinização para o mundo digital

O design inovador do BarrelTM se traduz em redução nos custos operacionais, bem como nos custos de capital, trazendo desempenho econômico de longo prazo para as plantas de dessalinização.

 

Graças a esses dispositivos revolucionários, o desempenho de cada membrana é monitorado e podem ser feitas recomendações sobre os modos de operação ideais, agregando valor aos clientes durante toda a vida útil do sistema.

Conectores inteligentes abrem caminho para o monitoramento detalhado do processo. A condição e o desempenho das membranas são monitorados automaticamente e podem ser acessados remotamente, ajudando os operadores a adotar a estratégia mais econômica em termos de desligamento, rotação ou substituição de membranas.

HubgradeTM é a oferta Digital da Veolia Water Technologies, um conjunto completo de Serviços Digitais usando IOT, análises avançadas e nosso know-how de tratamento de água.

O conceito do BarrelTM também está disponível para aplicações de baixa pressão, como dessalinização de água salobra, reuso ou estações de desmineralização de água.

Sobre a Veolia

O grupo Veolia é a referência mundial em gestão otimizada dos recursos. Presente nos cinco continentes com quase 179000 assalariados, o Grupo concebe e implementa soluções para a gestão da água, dos resíduos e da energia, que fomentam o desenvolvimento sustentável das cidades e das indústrias. Com suas três atividades complementares, Veolia contribui ao desenvolvimento do acesso aos recursos, à preservação e renovação dos recursos disponíveis.

Em 2019, o grupo Veolia trouxe água potável para 98 milhões de habitantes e saneamento para 67 milhões, produziu cerca de 45 milhões de megawatt/hora e valorizou 50 milhões de toneladas de resíduos. Veolia Environnement (Paris Euronext : VIE) realizou em 2019 um faturamento consolidado de 27,189 bilhões de euros.

Para entrar em contato com a Veolia, CLIQUE AQUI

Fonte: Veolia Water Technologies Brasil 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: UFRN CRIA SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL PARA TRATAMENTO DE ÁGUA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CONCILIAÇÃO AMBIENTAL – IBAMA DISPONIBILIZA NOVO REQUERIMENTO PARA ADESÃO SEM AUDIÊNCIA