NOTÍCIAS

Combustível do Futuro: Saiba o que é o hidrogênio verde

Combustível do Futuro – Hidrogênio Verde

O Brasil pode se tornar líder mundial na produção dessa energia do futuro graças à capacidade crescente de geração de etanol, energia eólica e biomassa

Ilustração do Hidrogênio Verde
Imagem Ilustrativa do Canva – Hidrogênio Verde

 

Há muito tempo o hidrogênio é visto como a fonte de energia do futuro, mas como sua transformação de gás em combustível demanda uma grande quantidade de eletricidade, até hoje a viabilidade industrial e o uso em larga escala foram vistos com reserva. Mas aos poucos esse desafio está sendo superado, e isso é uma ótima notícia para o Brasil.

O País tem grande potencial para entrar no mapa global de produção do hidrogênio verde (H2V), um combustível limpo que pode atender a demandas tanto automotiva quanto elétrica, sem impacto ambiental. O processo de produção não emite gases do efeito estufa e usa fontes renováveis de energia para gerar a corrente elétrica necessária.

Ao contrário do hidrogênio produzido por meio de combustíveis fósseis, o chamado hidrogênio verde é obtido a partir de eletrólise da água, ou seja, da quebra da molécula de água, utilizando-se nesse processo fontes de energia com emissão zero de carbono. E aí o Brasil se destaca.

“Estamos estudando a produção de hidrogênio a partir do etanol, que também incluímos no rol de hidrogênio verde”, explica Marcos Buckeridge, cientista na área de bioenergia e professor do Instituto de Biociências da USP.

O Brasil tem posição de destaque nessa tecnologia porque tem know-how em etanol e poderia instalar unidades de produção do novo combustível.

“O conhecimento já existe e só precisa ser aperfeiçoado. Com isso, teríamos enormes benefícios à população, com diminuição drástica da poluição química”, diz Buckeridge, acrescentando que o hidrogênio está sendo visto como muito promissor por um grande número de países em suas diversas modalidades.

“Pelos nossos cálculos, se o Brasil usar o hidrogênio verde a partir do etanol, podemos chegar inclusive a emissões negativas, já que estamos crescendo rápido em frentes como o aumento na produtividade da cana”, afirmou o cientista.

Dados da Agência Internacional de Energia Renovável indicam que em 2050 o hidrogênio verde deve ser responsável por 12% da necessidade global de energia, o que significa 409 milhões de toneladas produzidas todos os anos, segundo o levantamento do Hydrogen Council.

“Já se diz que o hidrogênio é o combustível do futuro” diz Marcos Buckeridge, cientista na área de bioenergia do Instituto de Biociências da USP


 

LEIA TAMBÉM: PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE A PARTIR DO ETANOL E DA ÁGUA COMEÇA A SAIR DOS LABORATÓRIOS


 

Investimento

De olho nesse mercado, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou um programa de apoio a projetos pilotos de produção ou utilização do novo combustível. O valor máximo de financiamento é de R$ 300 milhões. De acordo com o banco, a ideia é, em breve, expandir suas linhas de financiamento para apoiar também projetos de produção em larga escala, para exportação. Neste caso, os investimentos necessários podem chegar a dezenas de bilhões de reais.

“Neste novo cenário internacional, posicionar o Brasil como um importante produtor internacional é uma oportunidade capaz de atrair novos investimentos e empregos para o País, podendo o Brasil se tornar um grande exportador mundial”, afirmou Daniel Barreto, superintendente da Área de Energia do BNDES.

A White Martins, multinacional brasileira que atua no mercado de fabricação de gases industriais e medicinais, tem investido no novo combustível. Recentemente fechou parceria com a Toyota do Brasil para o fornecimento do gás que será usado no Toyota Mirai — veículo movido a hidrogênio da montadora, que já roda no Japão.

O presidente da White Martins, Gilney Bastos, destaca que esse tipo de combustível pode ser uma das soluções mais rápidas para a crise.

“Acho que essa é a opção que se tornará realidade no prazo mais curto. Podemos falar que o prognóstico era cinco e agora é de três anos, por conta dessa dificuldade com o diesel e os combustíveis fósseis”, disse o executivo.

Ano passado, a White Martins passou a negociar a produção junto ao complexo portuário do Pecém, no Ceará e ao Porto de Açu, no Rio de Janeiro, com o objetivo de avaliar a viabilidade da produção local. Para Bastos, o fato de a Linde, controladora da empresa, já dominar tecnologias em todas as etapas da cadeia produtiva do hidrogênio a coloca em posição estratégica para este tipo de empreendimento.

“A Linde trabalha com várias tecnologias de eletrólise e também opera reformadores, que produzem hidrogênio verde a partir do biometano e podem ser usados no processo de descarbonização. Fechando os contratos teremos em dois anos a possibilidade de produzir essa energia limpa”, explica.

Alemanha, China, Chile, EUA, Japão, Reino Unido, Oman, Portugal já fazem uso dessa tecnologia. Apesar dos custos para a produção ainda serem altos, se houver investimento em pesquisas e planejamento, o Brasil pode se tornar o primeiro país do mundo a chegar a emissões zero na área de transporte. “Já se diz que o hidrogênio é o combustível do futuro e deverá ser o meio mais fácil de eletrificar a nossa frota de veículos”, aposta o professor Buckeridge.

Energia limpa

A energia do hidrogênio verde é proveniente de fontes renováveis (eólica, solar, biomassa) Um sistema conhecido como eletrizador é abastecido com água e alimentado com energia limpa Para gerar energia elétrica o hidrogênio requer uma célula a hidrogênio. Ele passa por esta célula e produz eletricidade

O que é eletrólise?

É um processo físico-químico que utiliza a energia elétrica de uma fonte qualquer (como pilha ou bateria) para forçar a ocorrência de uma reação química de produção de substâncias simples ou compostas

Produção cara

O hidrogênio verde é de duas a três vezes mais caro do que o hidrogênio azul. Estima-se que os custos de produção do hidrogênio verde podem cair 62% até 2030.

Onde pode ser usado?

Entre seus usos estão alimentar prédios, carros, navios, caminhões, entre outros.

Fonte:  Isto é


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL APONTA RISCOS EM NEGÓCIOS DEVIDO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: BACIA DO GANDU: MPRJ OBTÉM DECISÃO QUE DETERMINA PERÍCIA PARA ESCLARECER OS RISCOS NAS OBRAS DE UNIDADES DE TRATAMENTO DE RIOS DA BACIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: