BIBLIOTECA
Estabilidade de estradas construídas com aplicação de resíduos de perfuração de poços de petróleo
A minimização na geração de resíduos durante a exploração e produção do hidrocarboneto, torna-se primordial na aprovação do projeto como também o estudo de rotas alternativas ou reaproveitamento com custos menores e benefícios para as empresas geradoras.
Variabilidade da composição química de aerossóis atmosféricos finos na estação seca de 2014 na bacia central da amazônia (ATTO)
Neste trabalho serão investigadas propriedades físicas, tais como o número de partículas e químicas, tais como composição química, do MP1 no sítio ATTO na Floresta Amazônica, durante os meses de agosto a dezembro de 2014.
Remoção de nitrogênio em wetlands construídos: desempenho de sistemas intensificado e hibrido tratando esgoto sanitário
O presente artigo visa demostrar a remoção as diferentes formas de nitrogênio encontradas, bem como a remoção de nitrogênio total em dois sistemas de wetlands construídos para tratamento de esgoto sanitário.
Metodologia de controle da macromedição 2 – Aprofundando o controle de vazões e pressões ao nível de distrito de medição e controle (DMC) com a aplicação da Cruz de Lambert para definir as ações corretivas por processos
O Objetivo deste trabalho é apresentar um plano de trabalho que junta o controle de vazões médias diárias com indicação de prioridades e ações corretivas planejadas e coordenadas de forma que cada uma a seu tempo venha interferir de forma positiva nos resultados referentes a Volume Distribuído.
Efeito de diferentes vazões de microaeração na degradação microaeróbia de compostos BTEX
Em comparação aos sistemas aeróbios, os sistemas anaeróbios para a degradação de compostos BTEX, hidrocarbonetos monoaromáticos voláteis, apresentam algumas vantagens, como menores custos operacionais e redução de perdas por volatilização.
Diagnóstico temporal da qualidade da água e do uso e cobertura do solo da bacia hidrográfica do Rio Tibagi
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade da água e as alterações no uso e cobertura do solo da bacia hidrográfica do rio Tibagi para os anos de 2006 e 2016.
Diagnóstico e análise do sistema de descarga de águas pluviais no córrego Mandacaru em Maringá, Paraná
O objetivo deste trabalho foi realizar um diagnóstico sobre a situação atual do córrego Mandacaru na cidade de Maringá-PR, em relação à drenagem pluvial, observando os aspectos quanto à presença ou ausência de dissipador de energia, erosão e assoreamento.
Enquadramento dos cursos de água: estudo de caso das bacias hidrográficas do Baixo Ivaí e Paraná 1
O presente trabalho apresenta o estudo e os resultados do enquadramento dos corpos de água, para as bacias hidrográficas do Baixo Ivaí e Paraná 1, no estado do Paraná.
A utilização de fontes renováveis de energia como alternativa para otimização dos sistemas controladores de pressão no sistema de distribuição de água
A VRP retira energia do fluxo da água (pressão), isto é, ela recebe uma determinada pressão de água (montante) e após a passagem deste fluxo pela VRP a pressão de saída (jusante) é menor possibilitando o controle da pressão.
Parâmetros operacionais e frequência de monitoramento adequados para o processo de tratamento de resíduos de serviços de saúde por autoclavação, baseados na literatura
O presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre os parâmetros operacionais mais adequados para execução da atividade de autoclavação de resíduos, bem como sobre a frequência de monitoramento estabelecida por instituições ambientais e/ou de saúde, em âmbito nacional e internacional.
Meio Ambiente, produtividade e fertilizantes, onde está a verdade?
Em tempos de fake news, é muito comum recebermos informações que não expressam a realidade dos fatos. A agricultura brasileira é muito afetada por essas informações fraudulentas, transformando a área agrícola e o produtor rural em vilões, na opinião de grande parte da população.
A mudança do marco regulatório do setor de saneamento e o mecanismo do subsidio cruzado
O marco regulatório do setor de saneamento instituído pela lei federal nº11445 de 2007 estabeleceu diversos princípios entre os quais a implementação de uma política de subsidio que em princípio não alterava o mecanismo de subsídios cruzados que vinha sendo praticado pelo setor desde o início da execução do PLANASA.
A atuação do agente regulador no incentivo a eficiência energética no saneamento: a experiência das redes de aprendizagem
É possível aplicar mecanismos alternativos aos sancionatórios, ao menos em um momento inicial onde é necessário estabelecer as metas, indicadores e valores de referência para o gasto energético no abastecimento de água, para depois poder controlá-los com maior assertividade.
O que temos a aprender com a Alemanha? Novos desafios no emprego de tecnologias de escavação por métodos não destrutivos para a RMSP
Em visita recente à Alemanha, conhecemos uma empresa situada na pequena Cidade de Lennestadt, especializada na fabricação de máquinas e equipamentos para instalação de tubulações por meio de métodos não destrutivos e aprendemos que os novos processos de escavação causam o mínimo impacto durante a instalação de novas redes e ramais de água e esgoto.
Avaliação e prospecção de materiais biosustentáveis para construções de baixa renda
O presente trabalho visou a elaboração de uma proposta de construção sustentável para conjuntos habitacionais, levando em consideração a aceitação do público alvo e estudo técnico dos materiais propostos.
Gestão de recursos hídricos no estado do Amazonas: o caso da bacia do Tarumã-Açu
Impactada por derramamentos de óleo de embarcações, despejo inadequado de resíduos, chorume, entre outros, fatos que motivaram os usuários a buscarem soluções e resultou na criação do primeiro Comitê de Bacia na Região Hidrográfica Amazônica. Esta pesquisa analisa as práticas de gestão e investiga a efetividade das ações desse Comitê.
Sistemas SCADA, automação e telemetria: importância e resultados na operação e na gestão do abastecimento em áreas com grande concentração populacional
A premissa do trabalho foi garantir a resiliência do negócio da Sabesp, focando o abastecimento da população da RMSP – mais de 21 milhões de pessoas, num ambiente de TI/Automação ágil e moderno, capaz de suportar a Operação e otimizar a Gestão da infraestrutura, agilizar as tomadas de decisões, diminuir custos de energia elétrica e manutenção.
Modelagem matemática e simulação de redes de distribuição de água para determinação de pontos ideais de recloração pelo índice de decaimento de cloro
O cloro é introduzido no processo de tratamento de água objetivando efetuar o controle microbiológico da água ao longo dos sistemas de distribuição, sendo consumido constantemente ao reagir com matérias orgânicas e inorgânicas presentes nas redes de distribuição de água.
Lagoas de estabilização
As lagoas de estabilização são sistemas de tratamento biológico em que a estabilização da matéria orgânica é realizada pela oxidação bacteriológica (oxidação aeróbia ou fermentação anaeróbia) e/ou redução fotossintética das algas.
Redução de perdas no sistema de distribuição de água através de meta de performance – estudo de caso setor Vila do Encontro – MS-UGR Santo Amaro
A redução de perdas no sistema de distribuição de água, apesar de ser um desafio historicamente conhecido, ainda se mostra como um tema atual e de constantes evoluções. Neste sentido, os contratos de performance como metodologia para redução de perdas vêm sendo cada vez mais aplicados pelas operadoras de saneamento no Brasil.
Uso de modelo digital de elevação na criação de mapas de hipsometria e declividade na unidade de negócio oeste Sabesp
O atual estudo tem o intuito de caracterizar o relevo da Unidade de Negócio Oeste (MO) da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), a partir de um Modelo Digital de Superfície (MDS) que é o TOPODATA com resolução espacial de 30m, disponibilizado gratuitamente pela INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Eficiência energética – valorização do cliente e melhoria do seu desempenho
A auditoria energética é realizada com a finalidade de determinar os fatores que afetam o consumo de energia nas diversas atividades relacionadas ao ciclo integral da água.
Condições do saneamento básico na cidade histórica de Ouro Preto
Este artigo tem como objetivo sintetizar aspectos quantitativos e qualitativos de relevância quanto às condições do saneamento na cidade histórica de Ouro Preto.
Hidrólise do lodo em digestores anaeróbios mesofílicos: otimização global na recuperação de recursos
O objetivo deste estudo é realizar o levantamento do Estado da Arte das tecnologias de Hidrólise do Lodo como forma de Pré-Tratamento através de Hidrólise para Digestor Anaeróbio de Lodo Mesofílico, de forma a subsidiar o processo de escolha de alternativas.
Potencial de economia por meio de eficiência energética em sistemas de abastecimento de água, e os recursos necessários – uma análise a nível nacional
Este trabalho se propôs a determinar possíveis metas a serem atingidas até o ano de 2033, no que se refere à eficiência energética de equipamentos eletromecânicos nos SAA, assim como estimar os custos necessários para fazer frente a estes valores.
Avaliação de desempenho do sistema MBBR aplicando dois diferentes modelos de meios suporte para o tratamento de esgoto
O trabalho apresenta e discute os resultados de desempenho de dois sistemas MBBR, trabalhando em paralelo e com diferentes modelos meios suporte, para remoção de matéria orgânica e compostos nitrogenados quando submetidos a tempo de detenção hidráulico de apenas 3h.
Avaliação da fertirrigação com vinhaça tratada em biodigestores anaeróbios
Este trabalho tem como objetivo avaliar a remoção de matéria orgânica da vinhaça em um biorreator anaeróbio de bancada e o potencial da aplicação da vinhaça tratada como fertilizante líquido.
O sucesso do modelo de gestão sisar para sistemas de abastecimento de água rural no Ceará
O Sisar visa garantir, o desenvolvimento e manutenção dos sistemas implantados pelos órgãos financiadores de forma autossustentável.
Automação dos painéis dos sopradores de ar dos tanques de aeração de estação de tratamento de esgotos, tendo como objetivo melhoria no controle de oxigênio dissolvido desses tanques e eficiência energética do equipamento
Este trabalho tem como objetivo apresentar as melhorias realizadas nos painéis elétricos dos sopradores Dresser da Estação de Tratamento de Esgotos do ABC (ETE ABC).
Despoluição da bacia do Bussocaba em São Paulo/SP
O presente Trabalho tem por objetivo apresentar ações para a despoluição do Bacia do Córrego Bussocaba – TO 21.
Avaliação da partida de um reator de lodo granular aeróbio em regime de batelada em escala piloto
O presente estudo teve por objetivo avaliar a partida de um reator em batelada sequencial de lodo granular aeróbio em escala piloto, alimentado com esgoto doméstico, com vistas a acompanhar o processo de granulação.
Averiguação da viabilidade técnica do uso de água residuária como água de amassamento para concreto
Este trabalho avalia a viabilidade técnica da água do efluente secundário de esgoto para produção de concreto com o propósito de oferecer um destino sustentável para as águas da indústria do saneamento.
Flotação por ar dissolvido: aumentando a eficiência na remoção de algas
Entender a natureza das causas, efeitos bem como as estratégias de remediação da proliferação de algas nocivas (harmful algal bloom – HABs) é fundamental para a escolha das tecnologias de tratamento de água mais adequadas em prol do aumento a resiliência contra essa ameaça emergente à qualidade da água.
IPR – Índice de perdas recuperáveis – novo indicador que permite identificar o retorno real dos esforços de redução de perdas e indica o nível ótimo de perdas do ponto de vista econômico/financeiro
O IPR é a proposição de um novo índice de gestão de perdas de água em sistemas de abastecimento, que permite explicitar a capacidade de se reduzir as mesmas por esforços próprios (independente de agentes externos) e desde que seja economicamente viável. O índice é anualizado (média dos últimos 12 meses), com cálculo mensal.
Desafios e aprendizados na elaboração dos planos de segurança de barragens para as barragens Jaguari e Cachoeira, pertencentes ao sistema de abastecimento Cantareira
As Barragens são estruturas fundamentais ao aumento da disponibilidade hídrica, sendo fundamentais para muitos sistemas de recursos hídricos. Porém, como toda estrutura, estas estão sujeitas a falhas de segurança e ao risco de ruptura.
Gerenciamento de válvulas de bloqueio como ferramenta no controle de microzonas de manobra, eficiência operacional e redução de perdas
Este trabalho ira mencionar o quanto é importante termos uma correta gestão na manutenção e operação destes equipamentos, bem como os impactos negativos de sua má operação.
A experiência da gestão compartilhada no sistema cantareira
Na RMC o abastecimento público de água em quase toda a totalidade é realizado através da captação a fio d’água, ou seja, realizado diretamente em rios e por isso em grande parte do ano há necessidade do incremento das vazões regularizadas pelo Sistema Cantareira para garantir o abastecimento dessa região.
Avaliação da eficiência hídrica em um sistema de abastecimento de água através da ferramenta de análise de ciclo de vida
O presente trabalho tem como objetivo aplicar a ferramenta da Avaliação do Ciclo de Vida – ACV, para quantificar a intensidade energética e as emissões de GEE do sistema de abastecimento de água na cidade de Caruaru – PE.
Comparação da potência em excesso para abastecimento por rede bombeada e por gravidade
Este trabalho avalia através de uma metodologia preestabelecida, a potência em excesso presente em uma rede bombeada que possui gestão da pressão através do uso de inversor de frequência.
Diagnóstico para tomada de ações para redução de perdas em um distrito de medição e controle no município de Tianguá, Ceará
O aumento do consumo doméstico e industrial tem levado a situações de falta de água ou em restrição do consumo humano em muitos países, somado a isso, há também a premissa que nem toda água captada é efetivamente consumida pelos clientes, sendo que estas perdas são uma das principais causas da ineficiência operacional nas companhias de saneamento.
Viabilidade para implantação de sistema de captação e aproveitamento de água pluvial
Com base em aspectos econômicos, a partir do estudo dos custos envolvidos para instalação e manutenção do conjunto utilizaram-se índices econômicos tais como o Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e payback como ferramenta para apreciação do problema em análise.
Novos algoritmos de eficiência energética aplicados em inversores de frequência para sistemas de saneamento – Case: teste em sistema de aeração de estação de tratamento de esgotos de grande porte (1,5m³/s)
O teste foi realizado no sistema de aeração superficial de uma estação de tratamento de esgotos com capacidade de tratamento de 1,5m³/ s e trouxe resultados de economia de energia de aproximadamente 20%.
Aspectos construtivos e ambientais e sua relação na qualidade da água de poços utilizados como solução alternativa coletiva (SAC)
O trabalho teve o intuito de correlacionar a qualidade da água dos poços de Solução Alternativa Coletiva (SAC) a fatores de saneamento básico e a alguns indicadores relativos à instalação do poço, através da aplicação questionário a campo e também da análise dos dados de vigilância presentes no SISAGUA.
Redução de perdas, metodologia para diagnóstico e ações de combate às perdas com a integração de sistemas de informações e banco de dados em ferramentas georreferenciadas
Utilização dos Sistemas de Informações Geográficas ArcGis da ESRI e SIGNOS da Sabesp, no diagnóstico através de cruzamento de informações de cadastro técnico das redes, cadastro comercial e serviços realizados e pendentes na elaboração de mapas temáticos e modelos matemáticos no EPANET.
Distribuição do sistema São Lourenço aproveitamento energético por obras de setorização e instalação de bomba funcionando como turbina (BFT)
Nos sistemas de abastecimento de água há potenciais hidro energéticos que permitem a geração de energia elétrica e a otimização dos setores de abastecimento, por meio do emprego de soluções inovadoras, como o emprego de bombas funcionando como turbinas (BFT).
Viabilidade de implantação do aproveitamento das águas pluviais em uma edificação universitária
O presente trabalho teve como objetivo o estudo da viabilidade de implantação do aproveitamento das águas pluviais nas bacias sanitárias, piscinas, reservas técnicas de incêndio e para limpeza em uma edificação universitária.