BIBLIOTECA

Repositório de dados de análises das simulações hidráulicas de redes de abastecimento de água no programa Sigmetro

Resumo

Dentre atual cenário de perdas sofrido pelos sistemas de abastecimento de água, a procura por alternativas que reduzam estes índices têm sido de grande valia, objetivando melhorias na qualidade do serviço de abastecimento prestado à população e a redução de impactos ambientais provenientes do desperdício de água. Com isso, aliado às ferramentas computacionais, o armazenamento e a facilidade de acesso aos dados são indispensáveis no âmbito gerencial dos procedimentos de pesquisa e análises, uma vez que auxiliam no estudo e aperfeiçoamento de ferramentas de trabalho. Desta forma, devido as falhas no processo de armazenamento de dados decorrentes da simulação, no software GISWater, nas tabelas do grupo Simulation Analysis, acessíveis pelo software QGIS, em virtude da necessidade de customização da análise dos elementos, de forma a tornar mais eficaz o seu funcionamento, realizou-se a concepção da modelagem conceitual e relacional do banco de dados visando sanar as deficiências detectadas.

Introdução

Considerando que não existem sistemas estanques, toda rede de abastecimento de água existente apresenta alguma parcela de perdas por vazamento na distribuição. A quantificação dos vazamentos distribuídos ao longo da rede pode ser feita por meio da inclusão de modelos pressão x vazamento nas análises hidráulicas. Entretanto, para que esses modelos possam realizar estimativas confiáveis, é necessário, primeiramente, que seus parâmetros sejam conhecidos (SOARES; CHEUNG; REIS, SANDIM, 2004, p.312).

artigo

As perdas de água são classificadas em dois tipos, sendo perdas aparentes, quando há consumo não autorizado por parte da Concessionária, e perdas reais, por meio de vazamentos em redes de adução, distribuição ou reservatórios.

De acordo com Gumier (2005), no Brasil os índices de perdas apresentam uma grande oscilação entre as companhias de saneamento existentes, sendo, portanto, a redução destes índices o principal desafio para estas. Embora o combate seja uma tarefa de alta complexidade devido ao fato de apresentarem configurações e necessidades operacionais distintas, potencializando o surgimento de fugas nas redes de distribuição de água.

Diante do atual patamar de perdas no Estado de Alagoas, apresentando aproximadamente 53%, a Companhia de Saneamento de Alagoas – CASAL deu origem ao Programa SIGMETRO – SIG integrado ao Sistema de Medição e Controle de Perdas, com finalidade de reduzir de forma considerável este cenário, em uma série de processos integrados aos sistemas de monitoramento de índices, medição, controle técnico-operacional e eficiência hidroenergética.

A modelagem de redes do Estado de forma georreferenciada através do software QGIS tem sido fator fundamental como ponto de partida deste processo, propiciando conhecimento das tubulações existentes para definição dos pontos críticos, a serem divididos futuramente em seções de análises, denominadas Distritos de Medição e Controle – DMC’s. Com isso, torna-se possível estabelecer o gerenciamento das pressões e vazões em áreas menores, propiciando um maior controle do comportamento de cada região ao serem submetidas às simulações hidráulicas.

(…)

Autores: Elane Cavalcanti dos Santos e Wanderson da Silva.

ÚLTIMOS ARTIGOS: