BIBLIOTECA

Ações de combate à perdas no município de Tubarão/SC

Resumo

Sabe-se da importância da água, sua preservação e que a mesma é um recurso limitado, com isso é necessário o desenvolvimento de ferramentas para combater as perdas e desperdícios dos recursos hídricos. Os índices de perdas no Brasil ainda são muito elevados, apresentando uma média de 37%, o que representa um grande desafio a ser vencido pelo setor de saneamento. Perante esse cenário, com um índice de perdas superior a 30%, a Tubarão Saneamento deparou-se com a necessidade da redução desse índice, iniciando o setor de controle e redução de perdas. Para isso foi necessário a setorização da cidade em distritos de medição e controle e o início de ações para redução do volume perdido. Com a implantação da setorização, aliados a pesquisa de vazamentos, o controle de fraudes e um bom plano de ação, além de um ganho financeiro, ainda obtêm-se o melhor aproveitamento dos recursos, a maior eficiência do sistema, a redução de reclamações de falta de água dos consumidores e a melhor qualidade dos serviços prestados para população. Este projeto tem como objetivo descrever as ações realizadas pela concessionária para redução significativa do índice de perdas no município de Tubarão/SC.

Introdução

Todo sistema de abastecimento de água apresenta perda em sua distribuição, provenientes de volumes produzidos e não consumidos.

As perdas podem ser classificadas em perdas aparentes e perdas reais. As perdas aparentes referem-se a todo o volume produzido, distribuído e utilizado, porém não faturado, como consumos clandestinos, imprecisão dos equipamentos de micromedição e macromedição. Já as perdas reais referem-se ao volume produzido, distribuído, porém não consumido, representam todas as perdas físicas de água provenientes de vazamentos e extravasamentos de reservatórios. (TARDELLI FILHO, 2006).

Visando a redução do volume perdido e identificar a causa das perdas no sistema de abastecimento, na cidade de Tubarão foi setorizado o sistema e posteriormente implantando controles para diminuir o índice de perdas na distribuição.

Para mensurar com maior precisão, setorizar o sistema de abastecimento e implantar um programa de controle e redução de perdas, foram implantados 10 macromedidores e acompanhamento diário dos volumes através de um sistema de automação.

O município foi subdivido em 9 distritos de medição e controle (DMC), incluindo áreas urbanas e rurais, os quais utilizamos para controlar o índice de perdas através das vazões e volumes de cada área.

A finalidade deste trabalho é apresentar a aplicabilidade das estratégias utilizadas para controle e redução de perdas no município de Tubarão/SC.

Autora: Jéssica de Brobio Nogaretti.

ÚLTIMOS ARTIGOS: