BIBLIOTECA

Estudo de viabilidade de construção de estação de tratamento de esgoto em shopping center com ênfase em reutilização de água tratada

Resumo

Sabe-se que a água potável é um bem natural finito e de necessidade básica para humanidade. Historicamente, as civilizações se desenvolvem nas proximidades a partir das proximidades de recursos naturais; sendo a água potável é um deles. No entanto, a utilização desses recursos gera resíduos, como o esgoto, que se descartados de forma bruta na natureza, poluem o meio a ponto de deixar a água não mais potável para o consumo. A partir desse raciocínio, a sociedade já aplica há séculos, técnicas de reuso e reciclagem da água. Nos dias atuais, tem-se diversas técnicas de tratamento de esgoto para atender parâmetros de acordo com cada necessidade de projeto e reuso da água, com interesse de satisfazer o padrão de qualidade exigido pelas leis cabíveis em cada situação.

Introdução

Este projeto de pesquisa tem como objetivo o estudo da viabilidade de construção e implantação de Estação de Tratamento de Esgoto (E.T.E.), com ênfase em reutilização da água tratada pelo processo de filtração por membranas, normalmente conhecido como processo de Biorreator com membranas (MBR, de “MembraneBioreactor”). O estudo foi realizado a partir de modelo utilizado em shopping center, onde existe uma demanda de abastecimento de água potável “grande”, gerando efluentes (esgoto) que podem ser tratados e reutilizados de forma não potável, como abastecimento de sistemas de incêndio, Central de Água Gelada (C.G.A.), sistemas decorativos, jardinagem, etc.

Neste estudo foram observadas as vantagens, desvantagens, custos e benefícios de implantação da E.T.E. com sistema de Unidade de Reuso de Água (U.R.A.), tendo como principal objetivo, reduzir gastos e desperdício de água com seu reuso e ao mesmo tempo, garantir tratamento de qualidade nos efluentes gerados, promovendo de forma satisfatória a sociedade e ao meio ambiente. Em grandes centros comerciais existe uma grande necessidade de utilização de água, que não necessariamente tem que ser potável. Todavia, é utilizada água potável porque não existe outra alternativa para esta situação. O estudo elaborado neste trabalho visa viabilizar a construção de sistemas de tratamento do esgoto para reuso da água nos sistemas funcionais, partindo do pressuposto que a água de reuso é mais barata do que a fornecida pela concessionária, gerando assim, lucro ao cliente.

A escassez da água potável do planeta tem uma contribuição da poluição dos corpos d’água, gerada pela contribuição de forma inadequada pelas águas servidas urbanas: esgotos domésticos, esgotos industriais, águas pluviais, e até mesmo pelo lodo gerado pelas estações de tratamento de esgoto. Tendendo a aumentar à medida que as atividades industriais e agrícolas crescem junto com o desenvolvimento e crescimento da população. As águas tratadas de esgoto, consideradas de qualidade inferior, devem ser tratadas como fontes alternativas para utilização com menos restrições. A implantação de tecnologias apropriadas para o desenvolvimento dessas fontes, hoje em paralelo com as melhorias do controle da demanda e a eficiência do uso, pode ser uma estratégia básica para a solução da escassez de água do planeta. O conceito de Reuso da água se integra assim no quadro de aproveitamento hídrico, de forma pontual ou de grande escala, com foco principal em conservar os recursos hídricos. Desta forma, podemos observar a tendência e a necessidade imediata de desenvolver o reuso de água servidas, seja para reuso urbano, em uso doméstico (principalmente predial) e industrial, ou seja, para reuso na agricultura. (JORDÃO, 2014).

Autores: Rodrigo Pereira Alfradique, Thiago Teixeira de Jesus e Tania Knaack de Souza.

ÚLTIMOS ARTIGOS: