BIBLIOTECA

É possível reutilizar 98% da água em fundição de cobre

Combinando tecnologias eletroquímicas convencionais com as novas tecnologias Zero Liquid Discharge (ZLD), analisou-se a viabilidade técnica e econômica de um novo processo de descarga zero.

reutilizar-agua

Fonte: Cetaqua

O pesquisador Carlos Echevarría, do Cetaqua (Centro Tecnológico Del Agua) com sede em Barcelona (Espanha), apresentou no dia 21 de junho no IWA Water Reuse, em Berlim na Alemanha, as experiências do Cetaqua em termos de reúso, bem como a nossa visão em enfrentar os desafios do futuro. Os objetivos ambientais do setor são conseguir a reutilização de todas as suas descargas no meio ambiente e recuperar os metais de alto valor presentes em seus efluentes. O principal objetivo do RED_SCOPE é minimizar o volume de descarga líquida nas indústrias do setor de mineração, especificamente nas fundições de cobre na Europa, contribuindo assim para a atual estratégia de economia circular da Comissão Européia.

O Cetaqua, representa um modelo pioneiro de colaboração entre gestão, universidade e empresa. Este modelo foi consolidado como referência europeia na aplicação do conhecimento científico à água e ao meio ambiente.

Uma das experiências compartilhadas foi o Projeto Recovery of Effluent Discharge for Sustainable Copper Processing in Europe (RED_SCOPE), do qual Echevarría explicou os últimos avanços na demonstração de tecnologias avançadas (Zero Liquid Discharge ou ZLD) para a máxima recuperação de água nos processos de fundição de cobre. A Atlantic Copper (empresa espanhola, cujo acionista é a norte-americana Freeport-McMoRan, um dos principais grupos de recursos naturais dos Estados Unidos) lidera o projeto em colaboração com a SUEZ e conta com a participação do Instituto Sueco de Pesquisa Ambiental (IVL) e do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT). O piloto instalado em Huelva, sudoeste da Espanha demonstra que é possível recuperar água e reduzir o consumo de energia, além de abrir caminho para a economia circular. A Cetaqua, que opera a planta de demonstração da RED_SCOPE, também participou do evento “Otimização de recursos hídricos”, organizado em fevereiro passado na fábrica da Atlantic Copper, em Huelva, juntamente com a SUEZ.

Projeto RED_SCOPE

Fonte: Atlantic Copper/Cetaqua

Combinando tecnologias eletroquímicas convencionais com as novas tecnologias Zero Discharge Liquid (ZLD), analisou-se a viabilidade técnica e econômica de um novo processo de descarga zero. Com isso, foi possível recuperar 98% da água do efluente na planta piloto implantada na fundição da Atlantic Copper, adequada para a reutilização nas próprias instalações. Essa água, de qualidade adequada para ser utilizada como água de processo, será devolvida à fábrica, reduzindo o consumo de água e, portanto, a Pegada Hídrica. O fluxo de líquido não reutilizado, será enviado a um evaporador para obter um resíduo seco, na forma de cristais salinos, que se destina a ser valorizado.

Além disso, o procedimento avaliado possibilitou economizar energia, como resultado da redução de salmoura e do consequente consumo de energia necessário ao seu tratamento.

reutilizar-agua

Fonte: Cetaqua

RED_SCOPE (Recovery of Effluent Discharge for Sustainable Copper Processing in Europe)

O projeto liderado pela Atlantic Copper faz parte da iniciativa europeia EIT Raw Materials fundada pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia da União Europeia (EIT), o maior consórcio do setor de matérias-primas do mundo. O Centro Tecnológico del Agua (Cetaqua), opera a planta piloto da RED_SCOPE. Tem a coordenação técnica da SUEZ que define o projeto da linha de processo e com a colaboração do Instituto Sueco de Investigación Ambiental (IVL), que estuda a valorização dos resíduos gerados no novo processo.

O projeto começou em 2017 com estudos de pré-viabilidade e testes de laboratório. Em 2018, foi realizado o projeto da planta piloto, as diferentes tecnologias foram instaladas e os testes-piloto foram realizados por 5 meses, cujos resultados foram apresentados na conferência realizada em Huelva em fevereiro passado. Para 2019, estão previstos o estudo de implementação e a validação final do projeto.

reutilizar-agua

Referência: Cetaqua (Centro Tecnológico Del Agua) adaptado por Portal Tratamento de Água

Traduzido por Gheorge Patrick Iwaki

ÚLTIMOS ARTIGOS: