BIBLIOTECA

Calculando o volume social macromedição do consumo em comunidades e áreas invadidas

Resumo

Existem diversas causas paras as perdas que ocorrem nas redes de abastecimento podendo ser classificadas em dois grandes grupos, as Perdas Reais e as Perdas Aparentes.
Para o combate as perdas reais existem diversas técnicas e equipamentos já desenvolvidos, o que não acontece tanto para as perdas aparentes. Além disso, o uso de ferramentas de gestão como o Balanço Hídrico, fica prejudicado, visto a difícil tarefa de se mensurar o que é consumido nas chamadas “Áreas Sociais ou Comunidades”, o que determinamos como sendo os chamados usos sociais.
Desta forma, o trabalho irá apresentar o resultado de medições e formas de fazê-la nas chamadas “Comunidades” para melhorar este tão importante indicador.

Introdução

Um dos grandes desafios em qualquer processo produtivo e a diminuição de custos, a procura pela qualidade e a diminuição das perdas.
No processo de distribuição de água através de tubulações esta prática também é comum. Desde a busca pela diminuição da demanda energética em suas estações elevatórias a qualidade dos serviços prestados.
Entre as perdas que ocorrem neste sistema podemos classificá-las em dois grupos:

a) Perdas Reais: que representam o volume efetivamente perdidos no sistema, através de vazamentos ou extravazamentos de reservatórios.

b) Perdas Aparentes: que representam o volume consumido e não medidos/faturados e desvios de medições, como as fraudes nos sistemas e erros de medições de hidrômetros e macromedidores.

Para o combate as perdas reais existem diversas técnicas e equipamentos desenvolvidos principalmente para a locação de vazamentos não visíveis, visto que o panorama nos países como o Japão, Estados Unidos e Inglaterra tem seus indicadores de perdas quase que na totalidade em função de volumes de água que escoam por falhas em suas ligações, motivo pelo o qual o desenvolvimento de equipamentos acústicos e técnicas de detecção e tão difundido.

Por outro lado, nos países em desenvolvimento estes indicadores não se resumem apenas a estes volumes perdidos pelos vazamentos. No Brasil como em diversos outros países a componente de perdas aparentes tem um peso considerável na composição do indicador de sua eficiência operacional.

Se avaliarmos um dia de abastecimento e decompuser as principais causas de perdas em um Balanço Hídrico Diário, iremos verificar que existe uma parcela considerável do volume perdido pelas chamadas perdas aparentes que podem chegar de 30% a 40% do indicador total, conforme a figura 01 representa.

artigo

O crescimento da população nas áreas periféricas cria o surgimento de uma categoria de consumidores de baixa renda que ocupam terrenos irregulares, ou em áreas de proteção de manancial no qual não é permitida a regularização ou mesmo a implantação de redes de distribuição. Este impasse faz com que esta população se abasteça de forma totalmente precária e irregular através de perfurações nas ligações oficiais. Os chamados “gatos” são tufos de ramais que adentram estas comunidades e podem ser visíveis ou não podendo ainda causar contaminação a população que utiliza este precário sistema.

artigo

Autor: Robson Fontes da Costa.

ÚLTIMOS ARTIGOS: