BIBLIOTECA

A era dos dados sem aquisição de instrumentação chegou!

Com o novo Marco Regulatório do Saneamento, as empresas que atuam no segmento buscam aumentar sua competitividade para se adaptar a esta nova realidade de mercado. Para tanto, buscam soluções tecnológicas para maximizar a qualidade e produtividade de seus serviços.

O desafio do odor e gosto em água potável

Passados quase 100 anos da implementação das primeiras estações de tratamento de agua no Brasil, muita coisa mudou, mas os princípios básicos de tratamento seguem muito semelhantes.

Oxidação de compostos de enxofre em efluentes industriais por meio do reagente Fenton

Este projeto consistiu em avaliar a eficiência dos POA’s – Processos Oxidativos Avançados, na oxidação de sulfetos, considerados como principais responsáveis na geração de odores, tendo como base a variável sulfetos totais, em uma matriz de efluente secundário de uma empresa de papel e celulose, submetido a tratamento com reagente de Fenton.

Padrão de potabilidade: Contexto histórico das portarias de potabilidade, dúvidas, indagações, considerações e preocupações da nova Portaria GM/MS n° 888/21

Este artigo está estruturado em três partes: Parte I: Histórico da Legislação Brasileira de potabilidade de água para consumo humano; Parte II: Comentários sobre a Portaria de Potabilidade GM/MS n° 888/2021 e Parte III: Perguntas sem respostas para realizar uma reflexão para o aprimoramento contínuo das Normas de Potabilidade de água.

Cor em águas naturais

A cor da água é produzida pela reflexão da luz em partículas minúsculas de dimensões inferiores a 1µm – denominadas colóides – finamente dispersas, de origem orgânica (ácidos húmicos e fúlvicos ) ou mineral (resíduos industriais, compostos de ferro e manganês).

Estudo de Caso: Gerador de Ozônio Como, Itália

Planta tratamento de efluentes em Como, Itália, melhorias da De Nora Water, apresenta economia significativa. Reduzindo dos custos de energia e manutenção, expansão das capacidades de tratamento no coração da unidade fabril.

Poluição dos Oceanos

Atualmente existem 5 ilhas de plásticos flutuantes nos oceanos do planeta Terra, duas no Pacífico, duas no Atlântico e uma no oceano Índico, que são formadas a partir de uma de grandes concentrações de lixo.