BIBLIOTECA

Case Cetrel: Investigaçāo de Alta Resoluçāo de Modelagem 3D na Identificaçāo de Centro de Massa e Zonas de Armazenamento de Contaminantes Voláteis

Estudo da Cetrel: Estratégias de Alta Resolução na Investigação e Tratamento de Áreas Contaminadas

Case Cetrel: Investigaçāo de Alta Resoluçāo de Modelagem 3D na Identificaçāo de Centro de Massa e Zonas de Armazenamento de Contaminantes Voláteis

O contexto:

Em São Paulo, a CETESB – através da publicação da DD nº 038/2017 – indica o uso de métodos de investigação de alta resolução na etapa de investigação detalhada das áreas onde identifica-se complexidade associada ao meio físico e à distribuição da contaminação. Com vasta experiência no uso de tecnologias para coleta de dados e tratamento de contaminação em solo e água subterrânea, a Cetrel foi a escolhida para cuidar de um caso de investigaçãomapeamento e tratamento de determinada área contaminada.

O problema:

O caso relatado neste estudo se trata de uma área cuja fonte de contaminação encontrava-se desativada, correspondente a uma antiga área de tancagem. Na área haviam ocorrido vazamentos de produtos e contaminação por compostos orgânicos. Era necessário realizar uma investigação de alta resolução (HRSC, high-resolution site characterization) com amostragem de solo de perfil completo, principalmente nas camadas de baixa permeabilidade, conhecidas como zona de armazenamento), e coleta de dados para identificar os centros de massa e mapear os impactos da contaminação no solo em análise.

A solução:

Para resolver o problema, a Cetrel realizou uma investigação de alta resolução que consistiu na amostragem de solo de perfil completo por meio da execução de 28 sondagens, abrangendo assim uma área total de aproximadamente 2.520 m². Selecionaram-se amostras de solo em grande densidade, em intervalos de 0,50m até uma profundidade média de 15m, tendo como indicador a concentração de compostos orgânicos voláteis (VOC) medidos em campo. Posteriormente, enviou-se tais amostras para análise química em laboratório.

Adicionalmente, foi executada uma sondagem para coleta de amostras indeformadas em quatro profundidades distintas, a fim de obter os dados geotécnicos da área. Com base no tratamento dos dados em tempo real e no uso do software Enviromental Visualization System (EVS), foi possível a elaboração do modelo 3D no decorrer da etapa de campo. Isto permitiu identificar a existência de dois centros de massa na área, bem como grandes variações de concentração em pequenos intervalos espaciais.

“Através da metodologia de investigação de alta resolução, é possível ter um melhor entendimento da contaminação da área, com a quantificação precisa da massa da substância de interesse, permitindo identificações importantes que, certamente, não seriam obtidas pelo método de investigação convencional” afirma A Gerente de Consultoria Sul/Sudeste, Ana Nigro.

Os resultados:

Durante a investigação, coletou-se um total de 555 amostras de solo, nas quais quantificaram-se concentrações que variaram de 0,0015 a 48.601,5080 mg/kg. Através do modelo de visualização 3D, identificou-se então a existência de dois centros de massa na área. As maiores concentrações atingiram uma profundidade de até 14,1m abaixo do nível freático, as quais não tinham sido identificadas pelo modelo conceitual anterior. Isto reforça a importância de uma investigação em grande escala de detalhe.

A conclusão:

Fica evidente que adotar uma metodologia de alta resolução com uso de amostragem de solo de perfil completo e tecnologias de tratamento de dados em tempo real permite um melhor e mais rápido entendimento da distribuição da contaminação na área.

Tal resultado torna possível intervir de modo mais assertivo, compreendendo melhor o sistema de fluxo das águas subterrâneas e das plumas de contaminação existentes. Também avalia a interação entre as águas subterrâneas e superficiais além de otimizar os recursos financeiros do projeto. Afinal, uma investigação bem direcionada gera medidas de intervenção mais claras e eficientes, reduzindo o tempo de duração do projeto e os custos envolvidos

Mas para que tudo isto ocorra de modo eficaz, é necessário contar com uma equipe técnica experiente capaz de avaliar a melhor estratégia e utilizar as ferramentas digitais disponíveis de modo mais adequado. Neste sentido, há mais de 30 anos a Cetrel presta serviços de consultoria ambiental no gerenciamento de áreas contaminadas com mais de 2.500 poços monitorados de forma sistêmica, mais de 500 mil resultados analíticos gerados por campanha e mais de 60 sistemas de remediação em operação com controle real time.

Fonte: Cetrel


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: DESMATAMENTO NO CERRADO AUMENTA E GOVERNO ANUNCIA PLANO DE AÇÃO PARA PRESERVAÇÃO DO BIOMA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  CÂMARA APROVA CERTIFICAÇÃO E INCENTIVOS PARA HIDROGÊNIO COM BAIXA EMISSÃO DE CARBONO

ÚLTIMOS ARTIGOS: