LEITURA RECOMENDADA

O mar é uma solução para a fragilidade do sistema hídrico de Lima

Iniciativas privadas em dessalinização e reutilização são cada vez mais frequentes no Peru

No meio de crescentes preocupações sobre a vulnerabilidade do sistema hídrico de Lima, a Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reuso de Água (ALADYR) manifestou sua inquietação com a possibilidade de eventos meteorológicos e sísmicos que poderiam afetar gravemente o abastecimento de água na capital peruana. A organização destaca a necessidade urgente de tomar medidas para fortalecer o sistema e garantir a disponibilidade de água potável por meio da dessalinização da água do mar. De acordo com a Associação, as autoridades limenhas estão cientes dos avisos baseados em evidências suficientes para agir de forma mais rápida para fortalecer seus sistemas de abastecimento de água potável.

“Sem um plano a médio e longo prazo que inclua o reuso de água para uma maior eficiência no uso do recurso e a dessalinização da água do mar para aumentar sua disponibilidade, Lima poderia enfrentar problemas semelhantes aos que Montevideo está enfrentando hoje – em situação de emergência hídrica – ou aos ocorridos em 2017 causados pelos huaicos”, disse Gerald Ross, presidente da ALADYR.

Sistema hídrico de Lima

O recado da ALADYR é claro: “a oferta diminuirá devido às mudanças climáticas e a demanda aumentará devido ao crescimento populacional. Mesmo se não ocorrer um evento telúrico ou outro que interrompa a capacidade de abastecimento, a cidade está compelida a um plano de dessalinização para se manter e prosperar”.

A fundação Aquafondo enfatizou que, com dois anos de seca consecutivos, a demanda por água superaria em muito a oferta. O IPCC relatou redução de chuvas e derretimento de geleiras na região. MapBiomas calculou que o Peru perdeu 41,19% delas em 30 anos.

Fonte: ALADYR


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: OLHAR VISIONÁRIO HÁ DUAS DÉCADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SAIBA O QUE É TOLUENO, POLUENTE QUE PAROU ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM NITERÓI, SÃO GONÇALO E REGIÃO

Mais sobre este autor:

Fundada em 30 de novembro de 2010, no âmbito do II Seminário Internacional de Dessalinização na cidade de Antofagasta, Chile. A AADYR é uma associação sem fins lucrativos que promove conhecimentos oportunos e experiências em torno de tecnologias de dessalinização, reuso de água e tratamento de efluentes, a fim de otimizar a gestão hídrica na América Latina e garantir o acesso à água potável dentro de padrões de qualidade, eficiência, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e futuro social.

Mais publicações deste autor »

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS