NOTÍCIAS

água esbranquiçada

Sabesp esclarece a água esbranquiçada nas torneiras de algumas regiões da Capital de SP

Os moradores atribuem esta coloração esbranquiçada ao excesso de cloro

Recentemente moradores da Grande São Paulo voltaram a relatar que a água fornecida pela empresa Sabesp apresenta uma característica esbranquiçada e leitosa, o que gera insegurança dos moradores ao utilizarem a água para consumo próprio.

Os moradores atribuem esta coloração esbranquiçada ao excesso de cloro.

O Superintendente de Desenvolvimento Operacional da Sabesp, Nivaldo Rodrigues da Costa Junior, esclareceu em uma entrevista cedida ao jornal Bom Dia SP que eventualmente esse fenômeno acontece ao abrir a torneira de nossas residências.

“Isso é o fruto de um fenômeno natural hidráulico de turbilhonamento desta água que gera esta agitação excessiva devido a manobras hidráulicas executadas nas redes de distribuição, ocasionado o aspecto esbranquiçado. Isso é uma questão de microbolhas que num curto espaço de tempo desaparecem, não trazendo risco algum à saúde humana e garantindo a qualidade da água servida, afirmou ele”

Complementou ainda todos os ensaios de qualidade quanto à potabilidade da água são realizados, conforme Portaria do Ministério da Saúde, sendo mais de 200 mil ensaios realizados todo mês pela empresa, através de seus 16 Laboratórios acreditados e certificados pelo INMETRO, conforme ISO 17025.

Todas os Relatórios das análises realizadas pela companhia encontram-se à disposição da população em: https://site.sabesp.com.br/site/interna/default.aspx?secaoId=42

 Por que a água sai branca da minha torneira?

Isso acontece porque, quando o abastecimento é interrompido por qualquer motivo, incluindo a manutenção preventiva, por exemplo, as tubulações podem se encher de ar. Quando o serviço volta a ser fornecido, o ar presente nos canos é dissolvido na água, fazendo com que ela atinja uma coloração mais esbranquiçada.

É importante ressaltar que podemos consumir essa água branca sem nenhum problema. Afinal, trata-se apenas de microbolhas de ar, que se dissipam rapidamente ao deixar esta água em repouso.


LEIA TAMBÉM: SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO


Entenda como é feito o abastecimento de água em residências

A água tratada passa por um longo e custoso percurso antes de estar disponível nas torneiras de nossas casas. Um sistema de abastecimento de água público consiste no conjunto de obras, equipamentos e serviços com o objetivo de fornecer água potável à população, em quantidade e qualidade adequadas às suas necessidades.

Para produzir água para consumo humano, deve-se submeter a água bruta à processos que possibilitem a remoção de impurezas.

O processo convencional de tratamento de água é dividido nas seguintes fases, conforme demonstrado na ilustração a seguir:

Fonte: http://site.sabesp.com.br/uploads/file/asabesp_doctos/Tratamento_Agua_Impressao.pdf

Sendo: 01 – Represa; 02 – Captação e Bombeamento; 03 – Pré-cloração, Pré-alcalinização, Coagulação; 04 – Floculação; 05 – Decantação; 06 – Filtração; 07 – Pós-Alcalinização, Desinfecção e Fluoretação; 08 – Reservatório; 09 – Distribuição; 10 – Redes de Distribuição; 11 – Cidade.

O cloro é utilizado na água nas etapas 03 e 07 acima, com objetivo de garantir que a água esteja livre de microrganismos patógenos. Essa é uma etapa necessária para que a água chegue potável até as nossas residências ou estabelecimentos comerciais e industriais, evitando a contaminação e a disseminação de doenças.

Além disso, o cloro que é adicionado ao tratamento de água é, na maioria dos casos, uma solução de hipoclorito de sódio, conhecido popularmente como “cloro líquido”. Esse componente é incolor, ou seja, não é possível que ele deixe a água branca.

Se mesmo assim a dúvida persistir, podemos realizar um teste caseiro e rápido: deixe essa água branca em repouso. Dentro de alguns minutos você observará que essa coloração desapareceu.

Texto elaborado e adaptado por: Denise Akemi F. Takahashi Trugillo


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: AS SOLUÇÕES DE ALGUNS PAÍSES PARA VENCER A CRISE HÍDRICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: STARTUPS BRASILEIRAS DE HIDROGÊNIO VERDE GANHAM ACELERAÇÃO EM PROGRAMA COM A ALEMANHA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS