NOTÍCIAS

As soluções de alguns países para vencer a crise hídrica

Desde África do Sul a França, desde Holanda ao Quênia, nações lutam contra estiagem e escassez de água – que só vão piorar com o aquecimento global. Em muitas partes do mundo, cidades estão aprendendo a se adaptar

Ingrid Coetzee lembra como foi viver a crise hídrica da Cidade do Cabo em 2018. Quando as torneiras quase secaram e a metrópole sul-africana se tornou a primeira grande cidade do mundo a correr o risco de ficar sem água.

Buscando soluções no passado

Às vezes, porém, a solução mais simples é a melhor. Em 2021, Istambul teve uma ideia da era de Bizâncio e do Império Otomano e tornou obrigatório que todos os novos edifícios em terrenos com mais de mil metros quadrados incluíssem cisternas subterrâneas para coletar e usar a água da chuva. O governo federal da Turquia determinou planos semelhantes para o resto do país.

Para combater a desertificação no Senegal, alguns agricultores estão plantando jardins circulares conhecidos como tolou keur, que mantêm plantas e árvores resistentes a climas quentes e secos. Os canteiros circulares – plantas medicinais no meio, seguidas por fileiras de vegetais e um anel externo de frutas, nozes e grandes baobás. Além disso, permitem que as raízes cresçam para dentro, ajudando a reter as raras chuvas da região.

E em países como Chile e Marrocos, os habitantes locais há muito espalham redes para coletar água capturando a névoa. Usando tecnologia e materiais modernos para melhorar o design, os pesquisadores conseguiram coletar cinco vezes mais água.

Fonte: DW


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CIENTISTAS CONSEGUEM REMOVER DA ÁGUA ‘PRODUTOS QUÍMICOS ETERNOS’ POTENCIALMENTE CANCERÍGENOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: IMASUL REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAR RIMA REFERENTE LICENCIAMENTO DA FÁBRICA DE CELULOSE EM INOCÊNCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: