NOTÍCIAS

Invenções brasileiras sustentáveis que dão orgulho

Invenções sustentáveis – Com um pé na ciência, projetos tentam mudar a realidade de brasileiros que vivem em regiões menos favorecidas.

O Brasil atravessa uma crise econômica, a política dá medo de acompanhar e o tal “orgulho de ser brasileiro” já foi um conceito mais em alta. Mas, mesmo com as dificuldades que o país enfrenta, ainda existem ideias que são motivo de orgulho nacional.

Conheça 4 projetos de brasileiros voltados a problemas de comunidades menos favorecidas que dão esperança de dias melhores

Imagem ilustrativa

 

Litro de luz

Criado para levar luz a comunidades que não têm energia elétrica usando garrafas pet e canos PVC.

Em 2001, durante a crise energética que causou apagões pelo Brasil, o mecânico brasileiro Alfredo Moser criou e instalou uma lâmpada artesanal em seu telhado. Inspirado pelo mecânico, 10 anos depois, em 2012, o filipino Illac Diaz decidiu criar o projeto “Litro de Luz” no país asiático.

Em 2014, o projeto também surgiu no Brasil como organização e, desde então, já impactou a vida de mais de 17 mil brasileiros, através de 3 mil soluções, alcançando mais de 120 comunidades em todo o Brasil.

Além de levar luz a quem não tem, os idealizadores do projeto ainda capacitam os moradores para a instalação, replicação e manutenção da tecnologia. Hoje o Litro de Luz é uma organização presente em mais de 15 países. No Brasil, possui 200 voluntários.

CLIQUE AQUI para assistir o vídeo.

Dessalinizador solar de baixo custo

Criado por pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o dessalinizador de baixo custo visa ajudar famílias que moram em locais que registram longos períodos de estiagem e não possuem água encanada. Os itens para produção do produto custam até R$ 300.

O equipamento é feito com materiais simples, como madeira, vidro e uma placa de calor. Pensando na praticidade e agilidade, o equipamento é de fácil montagem para quem tem orientação de como fazer, a própria UEPB se dispõe a ensinar como montar o dessalinizador.

Moradores da zona rural de Pocinhos, no Agreste paraibano, já usam o equipamento, capaz de deixar a água potável. A ferramenta trata, em média, 8 litros de água por dia. Ou seja, é um equipamento auxiliar, mas que pode ser vital para garantir o consumo de água limpa por moradores.

CLIQUE AQUI para assistir o vídeo.


 

LEIA TAMBÉM: SOLUÇÃO DA FLUENCE PARA O DESPERDÍCIO DE ENERGIA EM INDÚSTRIA FARMACÊUTICA


Fogão e forno solar

Pensado para ajudar famílias a economizarem gás ou mesmo terem onde preparar e aquecer seus alimentos, o Projeto No Clima da Caatinga cria fogões solares que funcionam a partir do efeito estufa.

A ideia do fogão é simples: transformar a radiação solar em calor, criar um “efeito estufa” em pequena escala e usar esse calor para aquecer água, cozinhar, secar ou assar os alimentos. Para criar um desses protótipos, por exemplo, a equipe gastou cerca de R$ 150. São necessários apenas matérias de baixo custo, como sucata, vidros e metais.

CLIQUE AQUI para assistir o vídeo.

Desinfecção solar de água

O projeto, que criou um equipamento para desinfetar a água e a tornar consumível para humanos, surgiu em 2007, para resolver um problema de uma aldeia indígena. O purificador portátil pesa apenas 15 kg e utiliza a energia solar para desinfecção de água contaminada de lagos, rios e igarapés.

O processo de limpeza funciona a partir de uma caixa d’água. É necessária uma tubulação adequada, com as conexões necessárias, e um filtro de entrada (materiais de fácil acesso) para a instalação do sistema.

A água contaminada é bombeada da fonte (rio, lago, etc.) para a caixa d’água, onde um filtro grosso evita que partículas flutuantes entrem na caixa d’água. Em seguida, a mangueira ligada à caixa d’água é conectada ao painel solar instalado. Uma chave eletrônica liga a lâmpada ultravioleta e garante seu funcionamento constante.

CLIQUE AQUI para assistir o vídeo.

Fonte: Giz Modo Brasil


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ENERGIA EÓLICA ESPALHA OS BONS VENTOS QUE SOPRAM PELO BRASIL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: EMBRAPA: SOMBRA ARTIFICIAL EM CONFINAMENTO REDUZ CONSUMO DE ÁGUA DO REBANHO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS