NOTÍCIAS

Bioeconomia

Bioeconomia: a nova tendência para o crescimento dos negócios

O entendimento do quão importante é investir na bioeconomia se torna ainda mais fundamental em momentos como o que estamos vivendo agora

O entendimento do quão importante é investir na bioeconomia se torna ainda mais fundamental em momentos como o que estamos vivendo agora, no qual há vários desastres naturais ocorrendo ao redor do mundo.

A bioeconomia ou economia sustentável visa unir a ciência dos recursos naturais ao desenvolvimento de novas tecnologias, serviços e produtos, com a intenção de fazer uma gestão mais eficiente deles por meio de inovação. Embora o conceito não seja recente e nem novidade, voltou a ser comentado pelo mercado nas últimas semanas.

Por ser um país com a maior biodiversidade do mundo, o Brasil possui um enorme potencial de aproveitamento desse modelo, e sua implementação pode ser um divisor de águas para a economia brasileira. De acordo com estudo recente realizado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em parceria com a Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI), a aplicação da bioeconomia pode ajudar o setor industrial a alcançar um faturamento anual de US$ 284 bilhões até 2050.

Outros dados do Observatório de Bioeconomia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostram que esse mercado tem estado cada vez mais na mira dos investidores, e atualmente representa cerca de 20% do PIB nacional.


LEIA TAMBÉM: IDENTIFICAÇÃO DAS OPORTUNIDADES E O POTENCIAL DO IMPACTO DA BIOECONOMIA PARA A DESCARBONIZAÇÃO DO BRASIL


O entendimento do quão importante é investir na bioeconomia se torna ainda mais fundamental em momentos como o que estamos vivendo agora, no qual há vários desastres naturais ocorrendo ao redor do mundo causados principalmente por mudanças climáticas e uma crise global em diversos setores que torna a economia instável e está resultando em demissões em massa em várias empresas para tentar conter os gastos.

Nesse sentido, também é possível observar organizações de todos os tamanhos e segmentos se envolvendo com projetos de transformação digital dos negócios, com o objetivo de trazer mais inovação para dentro de casa e conseguir entregar produtos e serviços melhores e mais inovadores para os consumidores.

Ainda que seja um processo caro, como apontam informações de um levantamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de que as ações envolvendo a implementação da bioeconomia custariam cerca de US$ 45 bilhões, é extremamente necessário e a médio prazo já é capaz de trazer diversos impactos positivos para os negócios.

Ainda mais em um cenário de intensos debates envolvendo o ESG (práticas de governança ambiental, social e corporativa), fica claro que boa parte do mercado já entendeu que o foco na sustentabilidade é um dos principais caminhos para o sucesso e crescimento das companhias, e aqueles que ainda não compreenderam isso já estão perdendo para a concorrência.

Porém, vale lembrar que a adoção da bioeconomia e o investimento em iniciativas sustentáveis não é positivo apenas pelo viés do lucro que pode proporcionar para as empresas –, mas sim porque ele é benéfico para o planeta, e portanto, o mundo inteiro sai ganhando com isso.

Fonte: Exame


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ITAÚ SE UNE A OITO BANCOS E CRIA ‘BOLSA’ PARA CRÉDITOS DE CARBONO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: AGENDA SUSTENTÁVEL AINDA É DESAFIO PARA O SETOR DE SANEAMENTO, MOSTRA ESTUDO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS