BIBLIOTECA

Tratamento Fotoeletroquímico de Chorume

O chorume formado em aterros sanitários constitui-se um problema ambiental na maioria das cidades brasileiras. Os métodos convencionais atuais para tratamento desse efluente apresentam limitações ou demandam tempo e espaço físico excessivos, principalmente para chorumes maduros, que possuem elevada carga orgânica.

Captação e tratamento de águas pluviométricas para fim potável

Em frente à atual crise hídrica, faz-se necessária a busca por métodos alternativos de obtenção de água; especialmente por água potável. Apesar de ser um dos continentes com maior disponibilidade de recursos hídricos, muitas das vezes estes são maus distribuídos

Ensaios básicos com fosfato

Baixos níveis (especialmente na forma de fosfatos) necessitam ser mantidos em sistemas aquáticos para limitar o crescimento de micro fotossintético aquático e macro organismos. Prevenir este crescimento (especificamente de algas) impede que esses organismos se tornem incômodos ou apresentem riscos à qualidade da água.

Chorume, impactos ambientais e possibilidades de tratamento

Chorume é o líquido escuro gerado pela degradação dos resíduos no lixo, contém alta carga poluidora, por isso, deve ser tratado adequadamente. TRATAMENTO: o chorume deve passar por uma pré-captação em drenos e conduzido a tanque

Dessalinização para a regularização dos reservatórios de sistema cantareira, uma questão de estratégia

O presente trabalho técnico foi elaborado com o intuito de apresentar os principais problemas hídricos enfrentados pelas Bacias PCJ e Alto Tietê, tais problemas estão associados a pior estiagem dos últimos anos que causaram o rebaixamento dos níveis dos mananciais responsáveis pela formação do Sistema Cantareira, reservatório responsável pelo abastecimento direto e indireto de cerca de 14,5 milhões de pessoas nas bacias hidrográficas mencionadas.