Biblioteca

Dimensionamento de tanque de equalização antecedendo sistema MBR com auxílio de técnicas de modelagem computacional

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os benefícios do uso de técnicas de modelagem computacional no dimensionamento de tanques de equalização. Para isto, utilizam-se os resultados obtidos em um projeto de recapacitação da estação de tratamento de efluentes (ETE) de uma grande indústria de cosméticos, durante o qual se constatou a necessidade de dimensionar um tanque de equalização à montante de um sistema de biorreatores de membrana (MBR).

Na etapa de modelagem computacional, foram avaliados três (03) volumes distintos para o tanque de equalização (380, 800 e 1.200 m³), referentes a tanques reais disponíveis na indústria para serem reaproveitados como tanque de equalização. Determinou-se a vazão equalizada, assim como os perfis de concentração equalizados dos parâmetros DBO5, 20 total, DQO total, N total e P total. Verificou-se através do uso de modelagem computacional, que o menor volume modelado (380 m³) gerou perfis de concentração equalizados satisfatórios para todos os parâmetros avaliados. Portanto, constatou-se não ser necessária a utilização dos maiores volumes disponíveis (800 m³ e 1.200 m³), e o volume adotado para o tanque de equalização (380 m³) caracteriza-se como a solução de menor custo, levando-se em consideração estritamente a potência necessária para mistura.

Autores:
Rodrigo de Oliveira Marques
Engenheiro Ambiental, formado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Sorocaba. Atualmente cursando mestrado em Engenharia Civil, subárea Hidráulica e Sanitária, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Coordenador de Projetos na empresa H2O Engenharia Ltda.

Juliana Soares Lisboa
Engenheira Ambiental, formada na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Sorocaba. Especialista em Gestão e Tecnologias Ambientais, formada na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora de Projetos na empresa H2O Engenharia Ltda.

Ademar César Matos Ferreira Engenheiro Industrial Químico, formado na Fundação Universidade do Rio Grande. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, formado na Fundação Universidade do Rio Grande. Sócio-diretor da empresa H2O Engenharia Ltda.

h2o-engenharia-logo-selo

Leia o artigo completo: Dimensionamento de tanque de equalização antecedendo sistema MBR com auxílio de técnicas de modelagem computacional


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *