NOTÍCIAS

Planta de dessalinização industrial do ano

Escondida SWRO foi eleita a Planta de Dessalinização Industrial do Ano no Global Water Awards de 2017

 

dessalinizacao-industrial-0517

 

A planta Escondida SWRO, comissionada em 2016, foi a vencedora na categoria Industrial Desalination Plant of the Year (Planta de Dessalinização Industrial do Ano) no Global Water Awards de 2017.

O que é?

A vencedora é uma planta de dessalinização de água do mar por osmose reversa (SWRO) com capacidade de 216.000 m³/dia que atende a mina de cobre de Escondida no deserto do Atacama, Chile. A planta é a maior instalação de dessalinização da América Latina.

Os envolvidos

A planta foi construída pela Bechtel para a Minera Escondida, cujos maiores acionistas são a BHP Billiton e a Rio Tinto.

A Doosan Heavy forneceu nove unidades SWRO enquanto que o pré-tratamento, consistindo de 60 filtros dual media, foi fornecido pela Doosan Enpure.

A Flowserve forneceu as bombas além de 27 dispositivos de recuperação de energia DWEER.

Os vasos de pressão foram fornecidos pela BEL.

A Black & Veatch realizou serviços de engenharia, suprimentos e pré-operação dos componentes marítimos e de dessalinização.

O que a faz tão especial?

A expansão da maior mina de cobre do mundo, em Escondida no seco deserto do Atacama, dependia totalmente de se assegurar um suprimento de água confiável. Tornando as suas operações à prova de secas com a planta de dessalinização de água do mar, a Minera Escondida pode agora seguir em frente para atender a crescente demanda mundial por cobre, motivada pela expansão economica antecipada na China e nos EUA.

Máquinas de escavação de túneis estado da arte foram usadas nos locais de captação e descarga de modo a minimizar o impacto na zona costeira, que dá abrigo a abundante vida marinha. A perfuratriz offshore de maior diâmetro do mundo foi usada para furar os poços no solo do mar, eliminando a necessidade de técnicas de construção offshore mais disruptivas.

Fazer a ligação física entre o oceano e a mina, a cerca de 180 km de distância e a uma altura de 3.100 m, foi um verdadeiro feito de engenharia, levado a cabo na região mais sismicamente ativa do mundo. O comissionamento bem-sucedido da planta de dessalinização de Escondida prova que a dessalinização em larga escala para a mineração é viável no Chile, e pavimenta o caminho para um grande número de plantas similares para servir outras minas.

 

 

Distinção

Ainda na categoria Industrial Desalination Plant of the Year, o Global Water Awards 2017 concedeu o prêmio de distinção à Sadara SWRO na Arábia Saudita.

A planta de dessalinização de água do mar por osmose reversa com capacidade de 178.000m³/dia, atende a Sadara Chemical Company, localizada na cidade de Jubail, na costa do golfo da Arábia Saudita. O complexo entrou em operação comercial em 2016.

Foto: Bechtel

Fonte: Global Water Awards 2017 (www.globalwaterawards.com), adaptado por Portal Tratamento de Água – www.tratamentodeagua.com.br

Notícias relacionadas:

Mega planta de dessalinização da mina de Escondida no Chile deverá partir em março

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS