NOTÍCIAS

Pesquisa da Unicamp aponta que água da torneira usada para cozinhar ajuda a prevenir cáries

Cozimento dos alimentos não tira o flúor presente na água da torneira, que previne o problema; benefício se mantém durante a mastigação.

agua-com-fluor

Uma pesquisa da Faculdade de Odontologia da Unicamp (FOP) em Piracicaba (SP) comprova que água usada para cozinhar os alimentos ajuda a prevenir cáries. Mesmo indo ao fogo. O flúor presente na água da torneira não se perde com o cozimento dos alimentos e se mantém durante a mastigação. Com isso, ajuda a prevenir a formação de cáries em quem consome o alimento preparado dessa forma.

Desde a década de 1970 no Brasil, o uso do flúor no tratamento da água. Antes de chegar nas casas, passou a ser obrigatório e. Com isso, a incidência de cáries caiu pela metade em muitos municípios. O flúor impede a ação das bactérias que provocam as cáries.

Mas segundo a pesquisa da Unicamp, não é somente beber a água tratada que ajuda a prevenir o problema. Ao usar a água da torneira para cozinhar. Os alimentos preparados com ela também absorvem o flúor e o efeito positivo disso continua mesmo depois das refeições.

Estudo com a saliva

Depois da refeição, a concentração de flúor diminuiu, mas durante 15 minutos ainda se manteve acima do normal.

“Quando você está mastigando um alimento cozido com a água fluoretada, esse flúor que está presente no alimento é liberado na boca e essa concentração que atinge é alta e suficiente para reparar pequenas lesões de cáries iniciais que ocorreram no dente do paciente durante o período do dia que ele ingeriu açúcar [por exemplo]”, explica o coordenador da pesquisa, Jaime Cury.

O pesquisador explica ainda que o benefício é o mesmo usando a água filtrada. “Esses filtros convencionais que tem nas casas, eles não retêm o flúor da água, então todo o flúor que entra no filtro de carvão, de areia, não retêm, então se você cozinha com água filtrada, pode continuar cozinhando porque esse alimento cozido com água fluoretada vai ter um benefício importante do ponto de vista de cárie dental.”

“A agregação de flúor no tratamento de água é feito nos Estados Unidos, na Austrália, na Nova Zelândia, na Irlanda, países desenvolvidos, então o benefício da fluoração de água não é só para o Brasil.”

pesquisa-com-fluor

Fonte: G1

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
SUMMIT CHANNEL PARTNERS 2025 PARCEIROS DE CONFIANÇA E INOVAÇÃO

Summit Channel Partners 2025: parceiros de confiança e inovação

Vamos juntos moldar o futuro do tratamento de água! A Veolia convida empresas de engenharia, OEMs e consultores especializados para um encontro exclusivo que promete revolucionar o setor de tratamento de águas. O Summit Channel Partners 2025 acontecerá no dia 20 de outubro, em São Paulo, reunindo parceiros estratégicos que buscam explorar as principais tendências e inovações do mercado.

Continuar lendo »
Saneamento e mudança climática entidades do setor criam documento orientador para um futuro hídrico sustentável, rumo à COP30, em evento em Belém

Saneamento e mudança climática: entidades do setor criam documento orientador para um futuro hídrico sustentável, rumo à COP30, em evento em Belém

Organizada pela Aesbe e AESabesp, a terceira edição do Relatório “Diretrizes aos prestadores de serviços de água e esgoto para o enfrentamento de eventos adversos” será lançada em Belém, no Pará, em 2 de outubro, durante a abertura da Casa do Saneamento da Funasa, evento pré-Conferência do Clima, que acontecerá de 30 de setembro até dia 2.

Continuar lendo »