NOTÍCIAS

Ônibus é abastecido com biogás do esgoto de Franca/SP

Considerado um combustível economicamente sustentável, o biometano, produzido a partir do tratamento de esgoto, foi utilizado ontem em uma ação pioneira no Brasil: o abastecimento de um ônibus de passageiros em Franca.

sabesp-franca

Ônibus de passageiros fabricado pela Scania foi abastecido com biometano, ontem, em Franca – Foto de: Dirceu Garcia/Comércio da Franca

Fabricado pela Scania, o veículo foi trazido ao município como parte de uma iniciativa promovida pela Embaixada da Suécia e a Business Sweden.

O abastecimento integra as atividades das Semanas de Inovação Suécia-Brasil e tem como objetivo fomentar discussões sobre o potencial do mercado do biogás nas cidades brasileiras, além de salientar os benefícios do uso do biometano, que atualmente é produzido na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Franca e hoje abastece 20 veículos da frota da empresa no município.

“Essa demonstração, que é inédita na história do Brasil, nasceu depois de termos identificado no Brasil uma capacidade enorme de produção do biogás. Como o projeto da Sabesp em Franca é o único em produção de biometano gerado a partir do tratamento de esgotos na América Latina, os representantes da Sabesp propuseram que a demonstração acontecesse aqui”, disse a gerente de projetos sênior da Business Sweden, Elsa Stefenson.

Biometano

A demonstração, que contou com a presença de representantes da Sabesp, Scania e da Embaixada da Suécia, país pioneiro no uso de biometano para abastecer a frota dos ônibus urbanos, e imprensa local, aconteceu na própria ETE. Os presentes puderam conferir de perto o abastecimento e trafegar no ônibus, que posteriormente circulou por algumas ruas da cidade.

A Sabesp de Franca produz o biometano desde abril deste ano como combustível para os veículos da frota da empresa no município. O carro disponibilizado pela Scania para participar do teste pode ser abastecido tanto com biometano como GNV (Gás Natural Veicular) ou, ainda, pela mistura de ambos.

A ETE de Franca trata em média 500 litros por segundo e produz em torno de 2.500 Nm3 de biogás por dia, suficiente para substituir 1,5 mil litros de gasolina comum diariamente. Atualmente, a Sabesp tem permissão para abastecer apenas frota própria. A expectativa, porém, é ampliar o número de veículos abastecidos com o combustível nos próximos anos, sendo inclusive uma nova oportunidade de negócio para a companhia.

Fonte: GCN.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS