NOTÍCIAS

superbac

SuperBAC, as bactérias “do bem” de R$ 1,3 bilhão

Nos anos 90, Luiz Chacon procurou a direção da fabricante da Lacta, oferecendo o uso de bactérias como solução para um problema na linha de produção. “Tá louco!”, foi o que ouviu. “Como colocar bactérias no processo de produção de chocolates?”. Após um piloto, ele ouviu dos mesmos executivos: “Monte uma empresa que nós compramos de você”.

Seca genenralizada

Seca generalizada, cientistas alertam sobre seu aumento no século 21

Registros históricos de precipitação, fluxo de corrente e índices de seca derivados da observação mostram aumento da aridez desde a década de 1950 em várias regiões, como África, sul da Europa, leste da Ásia, leste da Austrália, noroeste do Canadá e sul do Brasil.

5º Workshop de Águas e Efluentes

5º Workshop de Águas e Efluentes -2022

A ABTCP Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel vai promover Workshop sobre Água e Efluentes: Desafios de Captação de Água para Processo – Considerando os Padrões dos Corpos D’água

Biogás Biometano e Hidrogênio

Biogás, Biometano e Hidrogênio estão na “crista da onda”

A pressão sobre o preço global do Gás Natural (GN), com o lamentável momento de guerra e instabilidade atual, estimula e acelera os investimentos em fontes desvinculadas de forma direta aos preços de petróleo e GN internacional, como as fontes renováveis.

Veolia promove webinar “Reúso de água com unidades móveis”

Neste Webinar a Veolia falará sobre as soluções de reúso de água, com unidades móveis de água, que permitem às indústrias enfrentarem as variações climáticas, nos parâmetros de água bruta, nos recursos hídricos e outras que possam colocar o processo produtivo em risco.

agricultura

Agricultura biológica sobe 56% na Europa

A área de produção biológica na União Europeia atingiu os 14,7 milhões de hectares em 2020, de acordo com dados do Eurostat, divulgados pela Revista Vida Rural, de Portugal.

onu

Poluição Plástica: O que diz a nova resolução da ONU

Foi aprovada uma resolução histórica na quinta sessão da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA-5.2) em Nairóbi para acabar com a poluição plástica e estabelecer um acordo internacional juridicamente vinculante até 2024.

qualidade da agua

Pesquisadores da EPA desenvolvem ferramenta de gestão de qualidade da água para atingimento das metas de carga de nutrientes

Para ajudar os gestores de qualidade da água a reduzir a poluição por nutrientes, pesquisadores da EPA desenvolveram a Ferramenta de Suporte à Otimização de Redução de Exportação da Bacia do Rio (RBEROST), online e regional, atualmente disponível para a Bacia do Alto Connecticut/EUA, que fornece soluções de baixo custo para atender às metas de carga de nutrientes.