NOTÍCIAS

MP convoca audiência para discutir esgoto na Bacia de Jacarepaguá/RJ

Encontro vai promover debate entre setores da sociedade civil e do poder público

bacia-jacarepagua

Saco Grande, trecho da Lagoa da Tijuca, recebe esgoto via galeria de água pluvial – Divulgação/Mario Moscatelli

 

O despejo de esgoto na Bacia de Jacarepaguá chamou a atenção do Ministério Público estadual, que convocou uma audiência pública para discutir o estado dos sistemas de tratamento da região. A audiência será no dia 20, às 14h, na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, com a presença de moradores, empresários, associações comerciais e representantes de órgãos públicos.

A audiência vai divulgar o resultado de quatro inquéritos civis movidos pelo MP, todos envolvendo o saneamento da bacia. Os inquéritos trataram das redes públicas de coleta de esgoto ociosas e investigaram a eficiência de elevatórias e estações de tratamento e a ausência de coleta nas favelas da região.

— As informações dos inquéritos e as medidas concretas previstas por eles vão ser informadas, e a escolha do melhor caminho a tomar passará pelo debate da sociedade — diz o promotor Murilo Bustamante, do MP-RJ.

Audiência Cedae

Foram convocados para a audiência Cedae, as secretarias municipais de Urbanismo Infraestrutura e Habitação e de Conservação e Meio Ambiente, Rio-Águas, Inea, Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro e Câmara Metropolitana.

Mario Moscatelli, biólogo e especialista em em gerenciamento e recuperação de sistemas costeiros, vai abrir o evento apresentando os efeitos do lançamento de esgoto na Bacia de Jacarepaguá:

— Acompanho a Lagoa da Tijuca há anos, e ela vem sofrendo sempre com o esgoto. É preciso um esforço coletivo para sanar o problema.

Fonte: O Globo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: