NOTÍCIAS

Jar-test – Aplicação e importância

Jar-test

Também conhecido como teste de reatores estáticos, é um equipamento de laboratório utilizado para ensaio de floculação e tem a finalidade de determinar as dosagens ótimas dos insumos químicos, como coagulantes, polímeros e alcalinizantes a serem aplicados no processo de tratamento de água de abastecimento público, efluentes industriais e esgoto domésticojar-test

Imagem Divulgação Degani-Vaduz

As características físico-químicas da água bruta influenciam na definição de dosagem ideal dos produtos químicos aplicados ao processo com menor custo, ou seja, evitando superdosagem de insumos.Jar-test

Imagem: Equipamento de Ensaio de Jarros (imagem ilustrativa da internet)

Como o jar-test funciona?

Os equipamentos de jar-test, consistem em uma base sobre a qual são colocados jarros. A agitação pode ser magnética ou mecânica com auxílio de hastes e o gradiente de velocidade de agitação e tempo podem ser controlados para replicar de forma mais assertiva o sistema operacional. Esses equipamentos podem ser digitais ou analógicos, com quantidades variadas de jarros.

De forma simplificada, a metodologia empregada consiste na definição do pH ideal, dosagens variadas de coagulante e floculante para verificar a dosagem de melhor floculação e limpeza do clarificado.


 

LEIA TAMBÉM: IMPORTÂNCIA DO REUSO E TRATAMENTO DE EFLUENTES PARA A PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE


 

Após essa etapa, faz-se um novo jar-test com o mesmo pH ideal e dosagem de coagulante em todos os jarros, variando as dosagens do polímero utilizado na floculação.

Por fim, considerando o pH de saída, aspecto dos flocos formados, cor e turbidez do clarificado e quantidade de lodo decantado, define-se a melhor dosagem a ser aplicada em sistemas contínuos, como ETA’s ou sistemas em batelada como tratamento de efluentes industriais.
Se você busca produtos de qualidade para tratamento de água e efluentes, a Degani-Vaduz oferece todo suporte técnico e as melhores soluções para sua empresa.

Entre em contato conosco e confira nossas vantagens!

Fonte: Degani-Vaduz


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PRODUÇÃO LEITEIRA: PROGRAMA AJUDA A ECONOMIZAR MAIS DE 56 MILHÕES DE LITROS DE ÁGUA EM 2021

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: TÉCNICAS AGRÍCOLAS QUE REDUZEM DEPENDÊNCIA DO BRASIL POR FERTILIZANTES